sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Por enquanto são sintomas

A troca de comando no Banco Central, caso o Presidente Henrique Meirelles não continue, pode começar a ser um sintoma do que eu havia dito há pouco tempo atrás: "Projeto de Poder".
O Banco Central é uma instituição diferente de outros orgãos públicos pois a sua gestão basea-se em controles técnicos da moeda e da inflação a sua autonomia é mais que necessária para o bom que resultado que foi alcançado no governo Lula.
Portanto nada mais justo e de bom senso que se mantivesse a sua atual diretoria com o Henrique Meirelles na Presidencia e com as prerrogativas adotadas em governos anteriores. Mas as noticias que tenho lido que Dilma quer interferir na política do Bacen para que se reduzam taxas de juros( talvez por ter sido esse um dos calcanhares de Aquiles do governo Lula e ponto de maior reclamação por parte do empresariado ) tem muito a ver com centralização de poder e portanto com a perda de autonomia tão necessária aos que lá
administram.
Espero que estas medidas, caso aconteçam, não venham a por em risco um das maiores conquistas da sociedade brasileira que foi o fim da inflação.
Por outro lado o eleitor votou em Dilma pela continuidade do Lula e uma mudança de estilo nesse sentido é fraudar de certa forma o discurso de campanha e consequentemente a escolha do eleitor.
Vamos esperar pra ver o que acontece. Torço pela permanencia de Meirelles.

Nenhum comentário: