sábado, 27 de novembro de 2010

A cultura e a sociedade

As cenas que temos visto nos últimos dias no Estado do Rio fazem pensar: como ha algum pouco tempo as pessoas tratavam mal os policiais, parte da imprensa também, sempre divulgando o que denegria a tentativa de dar maior segurança a população por parte dos órgãos de policia.
Por outro lado, muitas vezes vi e ouvi esses "defensores"?? dos Direitos Humanos combaterem com veemencia o trabalho de dar proteção a sociedade, seja porque algum policial matou um bandido ou o prendeu com uma certa dose de violencia.
Porém não sabem eles, o quanto as famílias dos que perdem seus filhos e parentes em atos de violencia perpetrados por marginais, sofrem, ou então fazem de conta que não sabem. Não seria mais honesto que dissessem que é melhor prender do que matar? Mas não, até na hora em que é feita a prisão do bandido eles vem a público protestar porque foi uma prisão feita com violencia etc. Curioso é que eu não os vejo protestar contra a violencia dos bandidos.
Defendo os Direitos Humanos no que se refere a defesa do Estado Democrático de Direito, mas quando se refere a luta pura e simples, policia contra bandido, fico sempre do lado da polícia pois por pior que seja o policial, ele está ali dando a sua vida pela proteção da sociedade.
Esse enunciado é para falar um pouco da contribuição do filme Tropa de Elite, seja ele o 1 ou 2 pois já escrevi aqui sobre isso, mas de dizer que essa contribuição fez acordar a sociedade como um todo e aí eu incluo a imprensa também, da importancia do apoio ao trabalho da polícia.
Vejo que a população já não se revolta com a presença dos agentes nas comunidades bem como a imprensa não noticia mais de modo jocoso a ação da polícia, até porque vêem que o que está sendo feito é um trabalho sério, como foi feito de outras vezes, só que antes sem o filme Tropa de Elite ser exibido, ficava sem a base que a sociedade precisava ter através das cenas do filme, e se conscientizar da necessidade de apoiar os policiais e assim tornar mais fácil a sua propria defesa.
Mais uma prova de que a cultura dá uma enorme contribuição aos povos e que esse momento seja um divisor de águas na luta contra a criminalidade, seja no nosso Estado do Rio como em todo o Brasil.

2 comentários:

Penélope disse...

A cultura tira o ser humano da escuridão, não importa qual ARTE seja empregada - cinema, pintura, literatura...
Quem toca as mãos e o coração na CULTURA, sai da ignorância que o corroía.
Boa postagem, Eduardo.
Abraços

Dri Andrade disse...

Oi Edu,
Vi que vc esteve em meu blog antigo há algum tempo e me deixou um recadinho, eu,como não custumo entrar mais nele, só vi agora, mas vim agradecer e te convidar a conhecer o novo endereço que estou já há algum tempo se quiser podemos fazer contato agora por la tbm.
segue o link e um beijão te espero lá:

http://driinfinitoparticular.blogspot.com/