segunda-feira, 28 de junho de 2010

Futebol com ética

Saio um pouco hoje da política para escrever sobre um assunto bem atual que são os erros de arbitragem na Copa do Mundo.
Já é hora da FIFA rever seus conceitos, pois temos tido jogos ganhos por quem não fez gol dentro das regras da legalidade, isso porque se insiste em não querer usar recursos de tecnologia para dirimir dúvidas dentro do campo.
Mas futebol também é politica , basta ver que temos diversos jogos cercados de preocupações com atentados, como foi EUA e Inglaterra nessa Copa, Iran e Estados Unidos em 1998, Argentina e Inglaterra em 1986 e tantos outros. Um jogador colombiano em 1994 foi morto ao chegar ao seu país por causa que fez um gol contra. Argentina e Inglaterra em 1986 quando Maradona fez um gol com a chamada "mão de Deus" foi cercado de tensão pois os dois países tinham terminado a Guerra das Malvinas e ainda havia muito ressentimento. A França de Henry classificou-se para essa Copa de 2010 com um gol de mão visto pelo mundo todo.
Ontem foi o pior dia em copas do mundo em relação a erros dos arbitros. Um gol do Lampard da Inglaterra que entrou 33cm após a linha e não foi validado e Tevez da Argentina fez um gol em um impedimento escandaloso. Os resultados poderiam ter sido outros caso não fossem essas irregularidades, apesar de na minha opinião, venceram os melhores, mas não é sobre isso que falo e escrevo.
No tênis atual, quando há uma bola duvidosa o prejudicado pode pedir auxilio da tecnologia, o jogo dá uma paradinha por alguns instantes, as pessoas vêem junto com o mundo todo e fica o caso encerrado e o jogo que é o principal passa a ter um sentimento de justiça que não há o que reclamar.
O futebol é um esporte, mas é coisa séria, envolve muita gente, muito esforço físico e financeiro, muito sentimento e emoção e portanto deve ser cercado de todos os cuidados pois quando os jogos acabam ficam as discussões para os torcedores que nem sempre acabam bem, como já vimos muitas mortes por discussão de futebol.
Acho que a FIFA ao ignorar a tecnologia, passa a dar espaço para que coisas ruins aconteçam após os jogos, não acresce em nada a relação diplomática entre duas nações que antes se respeitavam como foi o caso de Irlanda e França.
Espero que na Copa do Brasil em 2014 a tecnologia já esteja auxiliando a arbitragem e possamos ter resultados mais justos. Isso também é ética, isso também é política.

Nenhum comentário: