sexta-feira, 9 de abril de 2010

A vida no lixo


Os últimos acontecimentos trágicos em razão das chuvas que vem afetando a capital do Estado do Rio e Niterói especialmente, fazem-nos ver que o principal motivo das mortes é por deslizamento de encostas onde casas são construidas sem que as Prefeituras ou os órgãos do Estado façam a parte delas que é fiscalizar essas construções, normalmente irregulares e em locais de risco.

Mas o pior foi esse deslizamento em Niterói no Morro do Bumba onde anteriormente às casas, existia um lixão. Sim um lixão. Não era um Aterro Sanitário ambientalmente correto, onde o chorume e o gás produzido pelo lixo organico é drenado e tratado para não contaminar o solo e posteriormente o gás ser usado na geração de energia, além de se compactar o solo com as mais modernas técnicas. Ainda assim não seria permitido construir. Mas construiu-se seja lá como for em cima de um terreno instável e perigoso para a vida, como nesse do lixão.

Essas coisas são um sinal claro de falta de valor a vida. Deveria se fazer uma abertura de inquérito para apurar os responsáveis, desde lá de trás onde começaram a vazar lixo até o momento em que se começou e não tomaram as providências cabíveis para que se impedissem essas construções.

O Governador Sérgio Cabral diz que a culpa é de toda a sociedade, coisa que eu não concordo. A culpa é sim das autoridades que não proíbem e não coíbem esse tipo de construção irregular. Um Prefeito, um Governador ou até mesmo um Presidente se virem uma construção dessas tem que fazer o mínimo que é mandar notificar e dar o prazo previsto em lei para que esses moradores possam sair com segurança dessas áreas de risco.

Da forma como pensa o Governador, a vida está definitivamente no Lixo

2 comentários:

Dando Pitacos disse...

Concordo com você, Eduardo! Como você disse, "a culpa é sim das autoridades que não proíbem e não coíbem esse tipo de construção irregular".

Por isso, escrevi no DANDO PITACOS:

"As pessoas de bem já não conseguem conviver com tanta omissão, corrupção e incompetência demonstradas pelas "autoridades" responsáveis pela sua segurança. Algo precisa ser feito para que esse quadro de desmandos se modifique e o cidadão contribuinte tenha garantido seu maior patrimônio: o direito à vida!


Chega de frases como "eu acredito muito no programa minha casa, minha vida que o presidente Lula está lançando", dita em frente às câmeras de televisão pelo ridículo Secretário de Obras de Niterói (veja o vídeo), que aproveitou a desgraça e a dor dos que perderam seus entes queridos para fazer demagogia! Chega de decretos de "calamidade pública" e "luto oficial"! Chega de políticos canalhas, ladrões e corruptos! Chega de omissão e negligência! Chega de dor! Queremos o nosso direito à vida"!

Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Olha, sei que os governos têm sua culpa nisso, mas eu já morei e convivi com pessoas que tinham condições de sair de uma área de risco, de favelas, porém não queriam, pois alí o custo de vida era mais barato, porque são acomodados, essa é a verdade. Então, entendo o que Cabral quis dizer e apoio, pois a grande maioria quer fazer uma economia que no final acaba valendo a vida.Ainda bem que minha família teve condições, pensou diferente da maioria dos meus conhecidos e saímos de uma área de risco.