quinta-feira, 29 de abril de 2010

CPI investiga rombo R$ 400 milhões do Previni

Foi instaurada ontem, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a administração do ex-prefeito da cidade, Lindberg Farias. Desta vez a CPI investigará denúncias de um suposto esquema no desvio de verba dentro do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni) entre janeiro de 2005 a março de 2010. Durante esse período passaram pela presidência dois nomes indicados pelo petista, Gustavo Falcão e Luciano Otávio Dutra Leite Barbosa Filho. De acordo com o vereador da oposição, Thiago Portela (PPS), que presidirá a CPI, durante uma “sabatina” que aconteceu no último dia 20, o atual presidente do instituto, José Camilo Bráz, - indicado pela prefeita Sheila Gama (PDT) - apresentou dados que apontam um rombo de R$ 400 milhões nas contas do Previni. “As suspeitas já existiam, mas foram reforçadas após a analise dos documentos feitas por Camilo Bráz. Cabe agora ao Poder Legislativo apurar todas as denuncias e descobrir quem foram os responsáveis e principalmente, onde o dinheiro dos aposentados foi parar”, afirma Thiago Portela. Além do parlamentar, integram a comissão os vereadores Marcos Rocha (DEM) e Nicolasina Acarise (PMDB). A comissão terá um prazo de 90 dias para apresentar um relatório sobre as investigações. Além dos gastos ilegais e do paradeiro dos R$ 400 milhões do Previni, o pente-fino feito pela CPI investigará ainda a não realização do repasse do desconto em folha dos servidores para o Previni desde 2005, o não repasse dos Royalties do petróleo para o Previni, como determina o acordo feito entre a entidade e a Prefeitura e o não pagamento dos juros da dívida por parte do município.Segundo informações, o rombo nas contas do Previni pode estar interligado com outro desfalque sofrido dentro do Previ-Rio (Fundo de Previdência do Município do Rio) durante a gestão de Luciano Dutra (ex-presidente do Previni na gestão de Lindberg). Luciano foi demitido do cargo de diretor-financeiro do Previ-Rio pelo prefeito Eduardo Paes, depois de ter sido apontado como envolvido no escândalo do investimento de R$ 70 milhões em fundo privado, que beneficiaria empreendimentos de luxo, como o restaurante Garcia e Rodrigues. A primeira reunião da CPI do Previni está marcada para próxima semana. Deverão ser convocados pela comissão os ex-presidentes da entidade que tiveram seus nomes envolvidos nas denúncias.



TEXTO ACIMA TRANSCRITO DO JORNAL DE HOJE DE 29 DE ABRIL DE 2010.



MEU COMENTÁRIO: O texto acima serve para mostrar a ponta de uma série de irregularidades e problemas administrativos cometidos nesse governo do Prefeito Lindberg e que levam a Prefeitura de Nova Iguaçu a um processo pré falimentar.

Informamos, atravéz do Bornier, durante a campanha para Prefeito em 2008 esses problemas:

Dívidas com fornecedores, aluguéis em atraso, dívida com a Light, dívida com telefonia, dívidas no Hospital da Posse, falta de repasses e uso do caixa da Previni (cuja sua atividade precípua é de administrar o dinheiro que é dos servidores para fins de aposentadorias e benefícios).

Sem falar em obras que começavam e não tinham fim, a saúde dos postos 24 hs em declínio, falta de merenda escolar. etc. Enfim um sem número de problemas que vão estourar nas mãos da atual Prefeita.

A pergunta que não cala: Onde foi parar todo esse dinheiro?

A CPI vem para apurar essas irregularidades e mostrar à população a má conduta dos governantes que se foram, e que se comprovadas, que se punam na forma da lei.

3 comentários:

Marpesia disse...

Nova Iguaçu,está totalmente abandonada.
Vivemos um momento não muito diferente do que tivemos no governo do Altamir.
SOCORRO!!!
Alguém precisa socorrer este povo que precisa de sobreviver no município ,que mesmo não sendo o seu de origem,foi escolhido para criar os filhos e netos ,como é o meu caso.
Duca,perdoe-me a intimidade,você está convidado para ir na Marambaia,passando por Figueira e Vila de Cava.Mas...vá de carroça.
Aproveita e entra no Posto de Saúde,aquele feito na época do Nelson...isso ,aquele mesmo onde eu vacinava os meus netos e os levava em caso de urgência.
O caos está instalado,será preciso coragem e principalmente amor por este lugar.
Quando você chegar em nossa casa será muito bem recebido.

bebeta disse...

Sabe o que mais me revolta nessa história toda? É que tudo acaba em pizza.... como vc disse Eduardo, na campanha do Bornier foi falado sobre todas essas irregularidades, aparecia na propaganda eleitoral, nós que caminhávamos nas ruas sempre falavá-mos com as pessoas. Eu mesmo tenho uma prova viva dessa situação, que é a minha madrinha, que dá aula no Monteiro Lobato. Na época da campanha, em uma caminhada na Posse, ela chegou e estava muito revoltada contando que, naquela semana, as crianças ficaram sem merenda, pois o colégio não tinha gaz. E sabe por que? Porque o Lindberg não tinha pago o fornecedor. E ela tbm falou que, várias vezes os professores fizeram vaquinha, pra comprar papel higiênico e material de limpeza.
Esse desgoverno foi uma total vergonha, e hj eu tenho orgulho de mim mesma, sabe por que? Porque eu não joguei meu voto no lixo! Hoje eu posso falar de cabeça erguida sobre esse ex prefeito, e mais, posso continuar falando do meu eterno prefeito Nelson Bornier, pois foi ele que acabou com o desespero dos professores, que tinham 7 meses de salário atrasado, foi ele que deu dignidade ao Centro de nova iguaçu, foi ele que asfaltou várias ruas SIM!!!!
Qd ele era prefeito tudo funcionava, postos de saúde, hospital da posse, e nunca faltou sequer um lápis na escola. Eu como Cidadã Iguaçuana tenho orgulho de ser Bornier.

andrea guterres disse...

E MUITO VERGONHA, PARA UM MUNICIPIO, SÓ QUEREM COLOCAR FORASTEIROS, COISINHAS LINDINHAS, AI NO QUE DÁ TENHO ATE VERGONHA DE EXPOR OPINIÕES,ESTOU EM MESQUITA E NÃO E MUITO DIFERENTE NÃO , SERÁ Q SE ME CANDIDATAR A VEREADORA EU GANHO KKKKKKKKKKK, ISSO VIROU UMA TREMENTA BRINCADEIRA , PARA NÃO DIZER SACANAGEM A PREVINI, FOI CRIADA PARA OBTER FUNDOS PARA OS FUNCIONÁRIOS SE E Q EU SEI, POIS SOU MEIO LEIGA , MAIS DALI AMIGOS NEM DIGO, POIS AINDA POSSO GANHAR UM PROCESSO NAS COSTAS
MAIS AGORA ESTA NAS MÃOS DE UMA PESSOA CORRETA PROFESSOR CAMILO BRÁZ , UMA PESSOA CORRETA, E MUITO HONESTA , ELE CONSEGUE REERGUER AQUILO BEIJOS. PS REPENSEM SEUS VOTOS TA PINTANDO GENTE NOVA AI, VAMOS VER SE VALE APENA?