domingo, 18 de abril de 2010

Aterros sim, Lixões não

O Governo do Estado atravéz de um diagnóstico feito pela Secretaria Estadual do Ambiente, chegou a conclusão que metade do Estado do Rio é refém dos Lixões, como se pode ver na matéria do link abaixo do Jornal O Dia. E percebam que dos poucos municípios que tem Aterro é Nova Iguaçu, graças ao Governo Bornier que participei e onde fizemos chegar onde chegou. Muita gente pode pensar que foi feito em algum outro governo, mas não foi, foi no nosso.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/4/metade_do_rio_e_refem_de_lixoes_75925.html

Vou dar um pequeno exemplo da diferença entre um Lixão e um Aterro Sanitário: O Lixão é onde é jogado o lixo sem nenhum tipo de tratamento em um terreno qualquer. E o Aterro Sanitário é onde o lixo é tratado de acordo com as normas da legislaçao ambiental, onde o chorume (liquido que sai do lixo organico) é tratado para não contaminar o solo. O gás também produzido por esse lixo é captado e reutilizado. O entulho é tratado e colocado de forma adequada e todo o lixo é compactado com as mais modernas técnicas. Enfim com todas as regras ambientalmente corretas.

Espero que ao menos essa catástrofe do Morro do Bumba, onde foram construídas casas em cima de um antigo Lixão, possa contribuir para aumentar a consciência das nossas autoridades no sentido de se fazer aquilo que tem que ser feito e não somente o que dá voto.

Vamos aguardar , pois só o tempo pode dizer.

2 comentários:

Unknown disse...

A Empresa Municipal de Limpeza Urbana. - EMLURB - Precisa dá uma satisfação ao POVO da cidade de Nova Iguaçu. Será que a estação de tratamento de resíduos da cidade, está funcionando para os fins que ela foi projetada na gestão do então Prefeito NELSON BORNIER Se andamos pela cidade vamos verificar que há existência e proliferação de inúmeros depósitos de lixo (ões) a céu aberto, que ocupam as nossas ruas e terrenos baldios. Onde são depositados tanto o lixo doméstico, os entulhos, sobras de material de construção, toda sorte de lixo (animais mortos) e até mesmos as terras removidas das áreas pantanosas (quando são feitas as remoções de deste solo para o saneamento de ruas) - Este material muitas das vezes é trazidos de outras cidades da região metropolitana por empresas ditas de reciclagem, que operam na cidade. Após retirarem o filé, descarta o que não serve. A Emlurb, não fiscaliza estás coletoras de resíduos sólidos. E eles necessários na estação de tratamento de lixo. Os governantes precisam levar mais a sério a administração pública. Basta de cabides de empregos nas PREFEITURAS, e socorros de amigos, quando eles são derrotados em suas cidades de origem. O POVO precisa de líderes sérios.Ele não quer outro "paraíba", que se classificou, há si mesmo como um "garoto propaganda" do partido dele, nos governando.Ele se foi numa atitude covarde. O povo não soube de seus acordo políticos, por isso lhe deu 65% da votação em 2008. Fugiu, deixando dívidas, e obras por terminar.
Na Vila Boa Vista em Santa Rita Unidade Regional de Governo Vila de Cava) - ele destruiu, nossas ruas, que já tinha saneamento. Começou obras em 2007, 2009 e 2010 (AGORA EM MARÇO), todas de fachadas, sem licitações. Uma verdadeira farra com o dinheiro público, a vista dos vereadores da região. Em 2008 teve a petulância de colocar placas do PAC, ANUNCIANDO OBRAS. ERAM TODAS FALSAS, NO DIA 02 DE OUTUBRO ELAS,E MANILHAS, FORAM RETIRADAS E JOGADAS (as placas) NO DEPÓSITO DA CODENI NA LOCALIDADE GERARD DANON (URG VILA DE CAVA) - SEUS SECRETÁRIOS E LÍDER DE GOVERNO, ADQUIRIRAM SÍTIOS EM ADRIANOPÓLIS, E AFASTARAM OS MESMOS COM DINHEIRO PÚBLICO. EM PARTE O POVO TEM SUA PARCELA DE CULPA, QUANDO TROCAM O VOTO POR CAIXAS DE LEITE, BENEFÍCIOS FINANCEIROS, FESTAS DE ANIVERSÁRIOS, CHURRASCOS E BEBIDAS E POR FIM O TÃO SONHADO EMPREGO NA PREFEITURA, SEM O DEVIDO CONCURSO PUBLICO.
ME DESCULPE TINHA QUE DESABAFA.
Postado aqui por solicitação.

Unknown disse...

Prezado.
A estação de tratamento de lixo urbano, foi criada para absorver o lixo da cidade de Nova Iguaçu. Com o o lixão que existia na Unidade Regional de Governo Tinguá no bairro da Marambaia. Hoje está região estar totalmente recuperada. Sua recuperação do então prefeito Nelson Bornier, homem forte da cidade iguaçuana, até os dias de d. A ESTAÇÃO, atende a sete (7) cidades da baixada fluminênse. O custo da tonelada do lixo é de quarenta (40) reais. Precisamos saber onde ester dinheiro arrecadado é aplicado. A estrada de Adrianopolis, precisa de recuperação. Seu piso original é de pedras tipo paralelepípedo coberto com fina camada de asfalto. O POVO sempre esteve a estes fatos - fechamento do lixão e instalação da estração de tratamento de resíduos da cidade. Os novos políticos, precisam busca estima e lideranças no seio do POVO. A cidade, carecer de novas lideranças políticas com a fibra dos Getúlios de Mouras, Fábios Rauhentti, Darcílios Ayres, eles já se foram, mas tenho a certeza que se estivessem, entre nós, nossa querida cidade não seria invadida pelos os "stranges alliens". A prova você mesmo viu na inauguração Câmara de Vereadores da Cidade de Nova Iguaçu.
Imperius Rex.