sexta-feira, 2 de abril de 2010

As pratas da casa

Quando ouço ou leio alguém dizer que o ex-prefeito Lindberg já vai tarde, penso sempre comigo que na verdade ele nunca deveria ter vindo.

É muito comum, nós os seres humanos, darmos valor a pessoas que não conhecemos, por acharmos que as nossas da mesma comunidade não servem para nos liderar ou nos administrar, enfim para fazer com que as coisas andem, talvez por um sentimento de inveja de os que são próximos não serem mais do que nós( disse-me uma psicóloga ) , então preferimos um de fora. Felizmente não penso assim. Penso que temos muita gente boa , é só termos boa vontade com elas. Como tivemos de 1996 a 2000 sem dúvida o melhor governo que a cidade já teve, e que eu me orgulho de ter feito parte como Vice-Prefeito e Secretário de Governo e com o Bornier como Prefeito, com um grande salto de qualidade, mudamos a imagem de nossa cidade e ela novamente passou a ter a cobiça de políticos de outras bandas. Mas Nova Iguaçu tem sido repetente em termos de trazer pessoas de fora para governar a cidade. Idolatram-nas e depois vêem a bomba que é, e aí já é tarde.

Não gosto muito de fazer analogias, especialmente com o futebol, mas tem as vezes muito fundamento( o presidente Lula faz isso como ninguém ). Em tempos passados pós copa de 1970 o Brasil ficou um longo tempo sem ganhar títulos e as pessoas diziam que tinhamos que importar um técnico europeu. Em outros tempos também diziam que seria melhor que os americanos administrassem o Brasil ou quem sabe os soviéticos. Enfim um sem número de coisas que o tempo acabou por enterrar e hoje já não fazem mais parte do imaginário popular.

Portanto as coisas acontecem para que sirvam de aprendizado. Nova Iguaçu tem que ser gerido por pessoas que tenham interesse direto na cidade e não só o interesse político. Ela não deve ser trampolim para as ambições desmedidas desses como o prefeito que já se foi, que faz qualquer negócio para aparecer , menos administrar com seriedade. O fato da pessoa querer crescer na política não pode ser motivo de voto , tem que se ver se a pessoa carrega consigo bagagem suficiente para administrar uma cidade complexa e importante como é a nossa para que no futuro não venhamos a incorrer nos mesmos erros.

As próximas eleições que serão em outubro, vão determinar outros caminhos para a Prefeitura em 2012 e é aí que temos que ficar atentos. Prefiro as pratas da casa, e dentro delas as melhores.

Nenhum comentário: