segunda-feira, 21 de junho de 2010

Obesidade: Um caso de saúde pública

No Brasil praticamente 50% da população é considerada obesa, o que representa aumento nas contas públicas nos gastos com a saúde. Veja os links abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/754823-para-endocrinologista-brasil-esta-se-aproximando-dos-paises-de-obesos.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/754551-quase-50-dos-brasileiros-estao-acima-do-peso-mostra-pesquisa.shtml
Esse percentual faz pensar que seria melhor e menos dispendioso para o governo, gastar mais com informação e com programas de redução de peso, do que simplesmente tratar o obeso como doente.
Não precisa ser um grande observador para perceber nas ruas a quantidade enorme de pessoas que necessitam de tratamento para emagrecer, não por motivos somente estéticos, mas pela saúde do indivíduo como um todo. É bem verdade que uma pessoa com o peso normal também se sente melhor do ponto de vista estético, o que lhe faz aumentar a auto estima e consequentemente melhorar seu estado geral.
Tudo isso ainda é novo. Me lembro que quando era garoto, dificilmente se via uma pessoa gorda. A grande maioria era de magros.
Os problemas da vida moderna, mais as facilidades na compra de alimentos industrializados excessivamente caloricos, faz com que haja o aumento no número de pessoas obesas e aumente a dificuldade nos tratamentos para a perda de peso.
Mas é hora de começar, e já, a se criar programas de informação e controle do peso para que não tenhamos o aumento desses índices a ponto de perdermos o controle.
Essa luta não é de um , mas de todos os brasileiros.

Nenhum comentário: