domingo, 21 de março de 2010

Ainda tem muita água pra rolar

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/58180_SERRA+DEMOROU+

O Senador do PSDB Tasso Jereissati diz em entrevista a Isto é(no link acima) que Serra demorou e agora uma candidata desconhecida cresceu.

Não é bem assim, Serra está ,a meu ver, guardando energia para que mais a frente se possa realmente debater o Brasil, sem entrar nessa euforia de campanha antecipada. Dilma tem feito muita onda em torno dos programas do governo e tem tirado vantagem com isso. Mas isso era até esperado. O que faria qualquer candidato com a máquina do governo na mão, senão tirar vantagem dessa condição?

Acho que Dilma ainda irá crescer mais, mas Serra também, pois a eleição está polarizada e o candidato de oposição nem entrou no jogo e ainda está na frente com os mesmos números de quase um ano atrás.

Concordo com Tasso, quando diz que o que Lula fez a vida toda foi se opor a forma como o PSDB e FHC administraram o Brasil e quando se fincou no poder fez a mesma coisa que estes. Lula tinha apenas o discurso diferente, mas na prática fez exatamente o mesmo.

Serra realmente vai agora, já próximo ao prazo final de desligamento do Governo do Estado de São Paulo, fixar as metas de campanha e se expor em definitivo o que sem dúvida irá criar fontes de resistência ao crescimento da candidata do governo e uma maior cobertura da mídia as ações da campanha dele.

Me lembro que acompanhei toda a campanha americana, inclusive através de um site do Instituto Gallup de pesquisas em que dava um trecking diário de movimentação do eleitorado e ali podia se medir com muita precisão a tendencia dos americanos. Quando Obama se lançou oficialmente ,seus números subiram muito em função da grande cobertura da midia e da excitação que provocou a sua vitória nas prévias sobre Hillary Clinton. O mesmo aconteceu com McCain, quando da vez dele se colocar oficialmente. Era um sobe e desce sem parar, até que Obama se firmou, mas isso já na reta final e não no começo.

Este paralelo com as eleições americanas é para mostrar que ainda tem muita água para rolar e que apesar da força que o governo e seu presidente podem ter, Serra sempre se mostrou muito mais preparado para ocupar o mais alto cargo da República, coisa que não se pode afirmar da candidata do governo.

Um comentário:

Carlos Roberto de Oliveira disse...

Também acho que o JOSÉ SERRA está demorando um pouco para se definir candidato à presidência da República, mas concordo que ainda tem muita água prá rolar.

E o mais importante: o eleitor tem que entender que a disputa não é entre SERRA e LULA, mas entre SERRA e DILMA! Por isso, o que se tem que analisar é a capacidade político-administrativa de SERRA e de DILMA! E aí não há como fazer comparações. SERRA é o melhor e mais preparado! DILMA é apenas um fantoche de LULA e do PT!