domingo, 3 de janeiro de 2010

Lula,sua popularidade e o novo Presidente

A popularidade do Presidente Lula me faz pensar uma conversa que tive com algumas pessoas sobre o que deve ter um politico de ensinamento pratico nas escolas e universidades pelo pais afora. Sim porque dizem que um politico tem que ter diplomas e mais diplomas, coisa com a qual eu não concordo, se tiver (diplomas)melhor.

Líderes podem se formar sem precisar dos bancos escolares ou das universidades e cada lider tem as suas proprias formas de condução, pode-se aprimorar a maneira de como se lidera e isso é um aprendizado constante e não um dom, o dom da liderança é natural. Não pensem que um presidente não estará sempre aprendendo. Ninguem é capaz de saber tudo, mas a experiencia sim é capaz de aprimorar essa liderança.

Quando dizem que o Lula fala um monte de besteiras, analogias com o futebol, outro dia mesmo disse que "voces não podem deixar de dar comida para um porco porque voce não gosta do dono do porco ", enfim um sem numero de bobagens que saem de sua boca e hoje ninguem se incomoda mais com isso. É porque é o Lula? Não, é porque é o lider que esta em evidencia e conseguiu fazer o Brasil andar sem quebrar as estruturas ,como pensavam todos antes da sua primeira eleição em 2002. Lula aprendeu com os insucessos nas tres primeiras eleições em que perdeu. Aprendeu que não se poderia estatizar a economia como ele queria em 1989 quando perdeu para Collor. Aprendeu que não poderia relaxar com a inflação como muitos opositores a epoca pregavam e ele reproduzia contra as aspirações do Plano Real dizendo que era recessivo para a economia. Manteve o discurso em 1998 e perdeu novamente por manter as mesmas convicções que o fizeram perder anteriormente. Até que aprendeu e aí não errou mais ao conduzir o país. Manteve toda a estrutura do Plano Real e aprimorou programas sociais (qualquer outro teria que aprimorar, mas foi ele quem o fez, então méritos pra ele), fez alianças com partidos e politicos menos a esquerda e ate mesmo do centro e centro direita, repelindo com habilidade os mais radicais que sempre o acompanharam e mostrou com isso que governaria para todos e por isso ganhou a eleição em 2002 e reelegeu-se em 2006.

A era Lula está chegando ao fim, por mais que ele esteja por trás da Ministra Dilma Roussef, não há como um ser igual ao outro, as pessoas são diferentes na sua essencia e se Dilma vencer , governará como ela pensa e não como o Lula.
Temos a oportunidade de nesse novo ano eleger um presidente afinado com as bases construidas lá atrás, experiente, lider, constante em suas metas e conhecedor dos problemas e anseios da nação, sem grandes fanfarronices midiáticas, portanto uma pessoa capacitada a nos governar e com poucas chances de errar. Está na hora de um estilo mais sóbrio e mais consistente, pois agora conhecemos todos, tanto os politicos como os partidos e não há mais necessidade das aventuras do passado. Torço por Serra.

Nenhum comentário: