sábado, 5 de dezembro de 2009

A etica e os partidos

Hoje vendo o programa Fatos e Versões da Globo News havia uma discussão sobre a etica dos partidos. Os debatedores diziam que foi uma bandeira do PT mas após o escandalo do mensalão se desmoralizou, depois disseram que era desse e depois daquele partido, enfim de uma certa forma todos os partidos mas muito mais o PT buscaram trazer parar si essa identidade com os principios eticos da moralidade dentro da politica. O problema é que esqueceram de combinar com os militantes ,dirigentes, candidatos e politicos de mandato desses mesmos partidos. O que se passa com a etica dos partidos politicos, é que etica não é uma coisa da instituição, embora possa ser pregada como se fosse, etica é uma questão de formação pessoal, familiar, da sociedade como um todo. Não dá para colocar etica na cabeça de uma pessoa que quer entrar para a politica pra "se dar bem". Se dar bem( sem aspas) politicamente é consequencia de um trabalho voltado para os principios da politica, que é o de fazer o bem sem pensar a quem, e isso é que deve ser valorizado.
O partido pode até pregar a etica ,mas se o politico não tiver essa condição como valor em sua vida, não adianta nada ser do PT, PMDB ou qualquer partido constituido que vai cair no vazio.
Na minha opinião ,o que vale é o ser humano e sua conduta ao longo de sua vida e não a instituição, pois sendo ela, a instituição, que é uma criação do homem, já nasceu falha.

Nenhum comentário: