segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O folclore e a política

Não é de hoje que a política e o imaginário popular criam certos tipos de clichês que são interessantes e até engraçados pela forma como eles são discutidos nas ruas.
Por exemplo, há um tempo atrás tinha um prefeito em Nova Iguaçu, que por não ser do centro de Nova Iguaçu, era tido como um cara do povo, que ia nas ruas mais elameadas da cidade e pulava as valas negras e por isso era considerado popular, ou como o popularesco da política fala, era o bom de rua.
Mais tarde víamos e ouvíamos as pessoas dizendo que fulano era articulador e beltrano não era. Que um era bom de rua e o outro não era ,mas mexia bem nos bastidores.
Isso tudo é pura conversa mole da fofocada que fica de papo nas esquinas, de onde eu também me faço presente ,mas confesso que acho a maior graça nisso tudo.
Por último o que tá dominando esse cenário da conversa de esquina é que o nosso atual prefeito não cumpre nada, nem com a classe empresarial e nem com a classe política e muito menos com o povo, o que eu assino embaixo que é a pura verdade, mas quando ele bota o pé na rua...aí vem aquela senhora humilde do bairro que ele prometeu resolver mas não resolveu, e revoltada diz ao prefeito poucas e boas. O prefeito aí pega a senhora pelo braço e vai levando ela para um pouco distante da aglomeração e joga uma conversa nela, e aí a senhora que mais uma vez vai ser engambelada volta toda sorridente. O povo mais humilde dos bairros quando vê uma autoridade como o prefeito de uma cidade ou um vereador, normalmente respeita. Aí o pessoal que está por perto, sempre do governo, diz pro boato pegar: Esse cara é f..., a pessoa chega p... da vida e sai sorrindo.
Agora eu pergunto: Quando é que nós vamos começar a ter políticos sérios de novo por aqui? por que essa conversa eu já vi lá atrás, como no primeiro parágrafo que escrevi e deu no que deu.
Prefeito bom é o que resolve os problemas do povo, o resto é folclore.

Nenhum comentário: