Lendo o ex-blog do Cesar Maia, ele colocou umas estatisticas sobre a educação publica do ensino médio nas escolas estaduais que me parecem realmente bastante surpreendentes, ja que tenho tido contato com alguns professores e as queixas tem sido muitas.
Quanto ao topico e seus numeros no seu ex-Blog( como ele, Cesar Maia, denomina )dizem o seguinte: Educação se desintegra
1-Ano base para comparação: 2005, Terceira Serie do Ensino Medio. Matriculados: 147.352 . Aprovados: 114.809
2-Ano 2007, Terceira Serie do Ensino Medio. Matriculados: 133.102. Aprovados: 97.718
3-Ano 2008, Terceira Serie do Ensino Medio. Matriculados: 128.140. Aprovados: 92.119
4-Redução do numero dos que completaram a Terceira Serie (aprovados) entre 2005 e 2008: 22.690 jovens. Redução dos matriculados: 19212 Onde estarão?
5-Governo do Estado não consegue reter alunos-jovens entre 15 e 20 anos em suas escolas. Menos ainda ampliar que seria o ideal. Essa é a prevenção primária a violencia.
Não sei exatamente se esses numeros estão corretos, mas uma coisa é certa, ainda não apareceu alguém que realmente se dedicasse integralmente a educação. Alguns até fizeram algumas coisas boas , como no caso do Brizola que construiu uma quantidade enorme de CIEPS, mas que sempre foram escolas muito contestadas, tanto pelo modelo como pela manutenção de alto custo ,embora seja de muito boa intenção e eu em particular acho um conceito bastante interessante ,o que precisava ou precisa é de aperfeiçoamento. O Marcelo Alencar também avançou alguma coisa, enfim, mas ainda é muito pouco.
Ainda assim digo que o salario do professor precisa ser revisto, acho esse o cerne da questão, e que se possa chegar a um consenso de que ele merece salarios dignos de um educador e que dessa forma se torne realidade e não só discurso.
Espero que o proximo governante do Estado do Rio, que seja o atual que se reeleja ou outro que possa vir a ganhar as eleições, se proponha em definitivo a rever essas condições de trabalho e salario e que nos possamos ter na Assembleia Legislativa do Estado, Deputados Estaduais que se dediquem a causa e possam manter o debate e as reivindicações permanentemente acesas com propostas concretas e com apoio da classe para que esse poder de coerção possa se traduzir em resultados determinantes para essas melhorias.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
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