segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Entre o sonho e a realidade

Esse ano é ano de eleições municipais, e nós como eleitores deveremos ir as urnas de Nova Iguaçu para escolher Prefeito e Vereador. Nós só temos o nosso voto , mas o nosso poder de comunicação é enorme, não se iludam, quanto mais nos comunicarmos, mais teremos chance de exito.
Nova Iguaçu é uma cidade com enormes potencialidades. É a capital da baixada, municipio mãe de todos os que hoje estão emancipados. Portanto independente de sua renda per capita ou do seu PIB, é o mais importante de todos.
Em toda a sua história, sempre foi alvo do querer de políticos de outras regiões,pois com a visibilidade que oferece, se transforma num trampolim para os anseios de alguns que querem a qualquer custo o poder pelo poder.
Não nos espanta quando vemos alguns deles quererem dar passos maiores que as próprias pernas, impulsionados por outros que querem na esteira dessas ambições desmedidas, arrumarem o seu lugar ao sol.
Não é por acaso que as coisas acontecem. Os tempos da Alemanha de Hitler, que só com a propaganda, quase põe o mundo inteiro a perder, já se foram. Os tempos são outros. A prova, é de que o sr. Chávez, presidente da Venezuela, também quis seguir a cartilha Hitlerista, e não conseguiu. O sr. Lula deixou seus correligionários abanarem com a hipótese de um terceiro mandato e tomou um pau na pesquisa do Data Folha. Ou seja, o cidadão está muito mais atento do que no passado quando um sujeito bem falante conseguia fazer uma democracia de massas e com a propaganda excessiva alcançava êxito e carisma acima do que realmente essas pessoas ou idéias valiam, ao contrário de produzir políticas públicas eficientes e eficázes para aqueles que lhe deram o voto.
Todo esse meu enunciado é para explicar que mais uma vez Nova Iguaçu se vê diante de uma figura dessas, bem articulado com as palavras, mas não com o povo que o elegeu.
E assim é a vida, mas como já temos exemplos históricos como falei acima, creio que nosso povo não dará mais uma oportunidade a alguém que só fez prometer, que vendeu o sonho de uma Nova Iguaçu perfeita, porém longe da realidade.
Quando se acorda de um sonho que não se realiza, vem a frustração. E é aí que eu digo que nós poderemos e deveremos sonhar sim com uma política melhor para nossa cidade, mas com verdade, que não sejam aquelas de quando acordamos e nos frustramos.
É um desafio lutar contra o "oba oba" da máquina, contra essa política que promete o céu (ou o céuzinho?), que faz de uma palavra sem responsabilidade a solução de vida de comunidades inteiras.
É hora de não darmos mais chances aos Cháves e outros que por Nova Iguaçu circulam. Propaganda tem limite. O povo quer verdade e não mentira.

Nenhum comentário: