sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Presidencialismo x Parlamentarismo

O presidente Lula disse, que Tatcher da Inglaterra e Felipe González da Espanha tiveram mandatos longos, de mais de 10 anos, e mais um monte de coisas para justificar a "democracia" do Hugo Chávez.
A assessoria do Planalto tem que orientar melhor o nosso Presidente.
Os mandatos do executivo no sistema parlamentarista, como é o caso da Inglaterra , Espanha e a maioria dos países da Europa, não tem prazo para acabar ,porém podem acabar a qualquer momento por moção de desconfiança ao governo, feitos principalmente por pressão popular junto ao Parlamento. No caso do mensalão, só para citar um exemplo, dificilmente o governo Lula teria resistido, e teria caído sendo formado um novo gabinete de governo.
Os mandatos do executivo nos países presidencialistas como o Brasil e toda a América do Sul, tem prazo definido. No nosso caso são 4 anos com direito a uma reeleição, só havendo queda do Presidente por processo político de impeachment , termo em inglês que significa a queda do chefe do executivo pela cassação.
Portanto uma coisa não justifica a outra. O nosso Lula deveria parar com essa conversa de defender um novo mandato para o Chávez, pois com a história que tem de defensor da nossa democracia, está pegando até mal ,além de estar cometendo gafes que um chefe de estado não pode cometer.
O dia que o nosso sistema de governo for parlamentarista, coisa que eu defendo,(é só ver no meu 1º artigo deste blog, onde digo que fiz campanha pelo parlamentarismo) o nosso governante, seja ele quem for, vai poder sonhar em ficar o maior tempo possível, que não estará dando nenhum golpe.

Nenhum comentário: