segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prefiro o voto obrigatório 2

Não sei se deu para entender a minha análise no texto anterior, pois não é facil explicar, mas uma coisa pode-se ter certeza: Somente com a evolução do processo político e estimulando o povo a entender melhor como funciona, é que conseguiremos avançar para um tempo de melhor consciência da importancia do voto. Entendo até que já houve evolução, mas ainda estamos um pouco longe do que se pode querer de uma sociedade amplamente isenta, a ponto de não mais nos preocuparmos e termos realmente o voto opcional como mecanismo de afirmação.

O Brasil é um país que teve diversos problemas na sua história que impediram um desenvolvimento melhor da sociedade como instituição e aí termos ainda esse tipo de preocupação e de questões a serem resolvidas.

Mas tenho fé e acredito que o nosso povo e nossa gente que é ordeira e trabalhadora, irá atingir a maturidade suficiente para que no futuro possamos ter as nossas representações políticas mais bem escolhidas.

Por enquanto ainda sou favorável ao voto obrigatório, pois estimula o debate político e as pessoas passam a se interessar pela política como ferramenta de evolução da sociedade.

domingo, 30 de maio de 2010

Prefiro o voto obrigatório

Pesquisa do Data Folha mostra que 48% dos brasileiros são favoráveis ao voto obrigatório e 48% são contra essa modalidade.Leia o link abaixo.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI144089-18176,00-DATAFOLHA+VOTO+OBRIGATORIO+DIVIDE+OS+BRASILEIROS.html

Em um país em que o nível de escolaridade e a cultura ainda é muito deficiente e além de tudo a maioria da população é pobre, o voto opcional pode-se tornar uma armadilha contra a democracia. Passo a passo do voto fazendo uma análise:
                                      VOTO OPCIONAL OU FACULTATIVO
Se levarmos em conta que as denúncias de compra de votos são constantes, imaginem que seria mais fácil alguém conseguir os votos em troca de dinheiro já que poderia, em tese, contar os votos comprados.

Seria também mais fácil contar esses votos, pois saberemos de antemão se o eleitor irá ou não as urnas.

E se for, após ter sido vendido o voto, já se saberá quantos votos poderá se obter, até porque o pagamento do voto deverá se efetivar após a confirmação deste, facilitando o monitoramento. Ao passo que com o voto obrigatório, esse monitoramento é bem mais dificultado em face desse voto se misturar aos demais e o "comprador" jamais saber se o voto que aparecer é o comprado ou não.

Com o voto opcional o comprador saberia o mínimo de votos que ele teria, até porque ele provávelmente faria o pagamento após a apuração.

País onde as carencias e necessidades do pobre facilitam a venda do voto , não deve ter voto opcional ou facultativo. Penso que o voto obrigatório se enquadra melhor dentro das características da política brasileira.

                                                     VOTO OBRIGATÓRIO
Maior dificuldade em comprar o voto, já que quando o possível "eleitor vendedor" for abordado, jamais se saberá se ele já tem um candidato escolhido pela sua consciência, pois a sua obrigação de ir as urnas está garantida e aí ele vende se quiser, e se vender ainda pode não votar no candidato comprador, pois ele jamais saberá qual o mínimo de votos que terá naquela urna, diferentemente do voto opcional, como foi dito acima.

Concluindo, entendo que voto facultativo ou opcional, é para eleitor que vota por opinião e que não depende das benesses do poder.

Ou seja, países desenvolvidos educacional e culturalmente, podem conviver com as mais diferentes opiniões, até mesmo daqueles que não querem se comprometer em escolher representantes.

Esse tema é sempre polêmico e, de verdade, se eu morasse na Dinamarca jamais iria querer o voto obrigatório.

domingo, 23 de maio de 2010

Boa noticia para os taxistas

Participei de algumas reuniões no ano passado com taxistas e o Deputado Federal Nelson Bornier, no sentido de cancelarem as multas dos taxistas da Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro por andarem na pista seletiva da Avenida Brasil.
Muitos taxistas tinham mais multas do que valiam seus carros, impedindo-os de renovar as licenças e até de trocar o carro por um mais novo.
A Av. Brasil era utilizada muitas vezes para fazer a chamda "rebocoterapia" que era levar pacientes de urgência em hospitais da capital e outros municipios e como os engarrafamentos são constantes, eles preferiam utilizar a seletiva para chegar mais rápido e salvar o doente.
Uma bela demonstração de solidariedade, porém arcavam com os custos altos das multas e todas essas dificuldades já faladas.
Mas, o Prefeito Eduardo Paes, sensibilizado pelo pedido do Bornier, anistiou o pagamento dessas multas e ainda possibilitou aos taxistas utilizarem a Seletiva sem novamente serem multados.
Belo exemplo de empenho e percepção da real necessidade dessa classe que tantos e relevantes serviços prestam a população. Valeu...

domingo, 16 de maio de 2010

Prefeitura e as merendeiras

O novo governo da cidade de Nova Iguaçu sob o comando da Prefeita Sheila Gama tem que começar a tomar providencias enérgicas para reduzir os problemas deixados pelo seu antecessor, o mais irreesponsável Prefeito que já passou por aqui, Lindberg Farias. Os problemas começam a aparecer com mais visibilidade, como foi o caso do PREVINI entre outros, pois agora as esperanças se renovam e esses mesmos problemas continuam atormentando a mente de pessoas que prestam serviços para a nossa Prefeitura.

http://www.jornalhoje.inf.br/bxd8.htm

O link acima mostra uma matéria em que as merendeiras estão com salários atrasados e que ainda não se definiu qual será a Cooperativa que será contratada para dar continuidade.

O problema maior ,é que essas pessoas precisam pagar as sua contas , como qualquer cidadão o faz, e com salários atrasados e essa indefinição gera um problema grande para as familias delas, que sem dinheiro não tem como se sustentar ,além de não fazerem a merenda dos alunos gerando mais problemas para a educação municipal.

Espero que o atual governo possa dar rapidamente solução a esse e a outros problemas que vem afetando a vida dos iguaçuanos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lauto almoço na Churrascaria Oásis

Tenho dito aqui nesse blog que liderança é uma coisa que não se impõe e sim se conquista, se adquire, assim como a confiança. Cada dia mais, vejo que esse pensamento se confirma. Abaixo tem um texto do César Maia em que ele relata os momentos de uma reunião com a candidata do Lula, Dilma Roussef, no encontro que tiveram na Churrascaria Oásis na Baixada Fluminense. A impressão que eu tenho, é que a comida servida foi o melhor da festa, o que diga-se de passagem é a pura verdade pois é realmente muito boa.

EX-BLOG, PRESENTE, COMENTA IDA DE DILMA A RESTAURANTE, ONTEM, NA BAIXADA-RIO!



1. Políticos da Baixada esperavam que fosse um almoço com eles para apresentarem suas demandas. Frustraram-se. Foi um almoço para 500 pessoas na Oasis, com preço por pessoa, segundo diretor do restaurante, de R$ 54,90. Ele preferiu não dizer quem pagou.


2. Dilma chegou com Cabral e outros e foi direto para o palanque montado dentro da Oasis, e só cumprimentou muito friamente quem estava no caminho. Ouvi várias críticas a ela face não ter ido de mesa em mesa cumprimentar a todos. Nas mesas se dizia que ela é fria.


3. Discursaram: presidente da associação de prefeitos, candidatos ao senado e governador, antes de Dilma. Presentes os ministros de Lula do PP e PDT. Cabral também só cumprimentou quem estava na entrada.


4. Dilma transmite distância na entonação vocal. Foi longa em seu discurso em que quer convencer que tem preparo. Tentou mostrar intimidade com o Estado: falou da Indústria Naval, dos investimentos da União na Baixada e Interior, do PAC na Rocinha, Cantagalo e Complexo do Alemão, e parabenizou pela implantação das UPPs e UPAs.


5. Finalizou dizendo que o brasileiro é um povo alegre e vive com alegria (nesse momento ela se perdeu no discurso e repetiu algumas palavras) e que trafega na rua da esperança com alegria, assim como uma escola de samba desfila na avenida. Desceram do palanque e foram rapidamente embora. No boca a boca após o almoço só a claque não ficou frustrada.

Eu não fui, mas pelas palavras acima pode-se ver claramente que, o desempenho de rua ou de público, já falado aqui no Blog por algumas vezes, mostra o quanto o Presidente Lula quer esticar o seu mandato na pele de sua comandada.
As vezes me pergunto por que o Lula não quis o terceiro mandato? Entendo que as pesquisas de opinião da época que propunham essam questão mostravam que , embora o povo aprovasse o governo dele Lula, não aprovavam o continuísmo através de um terceiro mandato. Ou seja a maioria do povo brasileiro disse a Lula: "Nós gostamos de voce, mas não queremos que voce permaneça por mais tempo, a vez é de outro, pode ser até do seu partido, mas tem que ser de outro." 
À partir daí, fazendo um pensamento dessa leitura, Lula foi vendo quem poderia melhor levar adiante seu projeto de poder. Chegou à conclusão que Dilma era a melhor escolha e impôs pela popularidade dele o nome dela.
As cartas estão na mesa e o jogo já começou. Até o dia da votação ouviremos muitas propostas e discursos. Mas uma coisa é certa. Se for pelo calor humano, a candidata do Lula já sai atrás.

domingo, 9 de maio de 2010

Desordem Urbana no Calçadão

Centro Comercial à beira do caos
Os consumidores de Nova Iguaçu estão encontrando muitas dificuldades para comprar com comodidade e conforto no centro comercial. Todos os problemas enfrentados por eles e que vai se tornar um grande desafio para atual prefeita Sheila Gama, podem acabar afastando as pessoas da cidade. Um dos principais empecilhos teria sido solucionado no fim do mês passado, quando a Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Gerência Urbana, realizou a operação Choque de Ordem. A medida seria o ponto inicial para transformar a região em modelo de organização, como ocorre em Petrópolis, onde diversos produtos piratas foram destruídos em vias públicas e ambulantes ganharam barracas padronizadas em pontos específicos. Lá, o centro da região foi modernizado e ganhou ruas sem poluição de anúncios e outdoors. Para variar, em Nova Iguaçu, a prefeitura não deu continuidade à Operação Choque de Ordem e os ambulantes voltaram a todo vapor as ruas da cidade. As calçadas e as áreas em frente às lojas foram literalmente invadidas pelo comércio informal, feito de forma indiscriminada. “Prestigiar o comércio local está ficando cada vez mais difícil. Não dá para comprar num local onde há desorganização. Está tudo errado. Não agüento mais conviver com esse trânsito caótico e toda essa poluição sonora e visual”, contou uma dona-de-casa, que preferiu não se identificar.Com medo de perder a clientela e registrar uma baixa nas vendas, alguns comerciantes apelam para as propagandas irregulares como som alto, placas e mercadorias praticamente no meio da rua, prejudicando também a passagem de pedestres e consumidores. A grande maioria começou a se enquadrar as normas da prefeitura. Para encontrar as irregularidades, basta andar por alguns minutos ao longo do Calçadão (Avenida Governador Amaral Peixoto) e ruas próximas, como Otávio Tarquínio, Nilo Peçanha e Avenida Marechal Floriano Peixoto, onde são considerados pontos de maior movimentação de vendas.O consumidor encontra facilmente por todos lados, buracos e a sujeira deixada pelos camelôs na Praça José Hipólito Oliveira, além de vendedores entregando panfletos, placas de anúncios que impedem as passagens dos pedestres, entre outros fatores.Outro ponto negativo para o centro comercial é a falta de um mercado popular na cidade. Reduzir a enorme quantidade de ambulantes em Nova Iguaçu deveria ser uma das metas da prefeitura. Mas uma medida que deveria representar a solução para o fim do problema, ainda é uma dor de cabeça para quem só quer trabalhar. O Mercado Popular Central da cidade, localizado na Avenida Nilo Peçanha, que deveria acolher 259 camelôs, ainda não foi ocupado pela classe. O antigo prédio não possui condições estruturais para funcionar. Enquanto isso, os vendedores continuam trabalhando na Praça José Hipólito Oliveira até uma solução da prefeitura.As praças da cidade: Rui Barbosa, José Hipólito e Liberdade, foram ocupadas pelos ambulantes. Na Liberdade, os taxistas também colaboram para o caos. Ontem nossa reportagem flagrou alguns veículos estacionados na calçada, dificultando ainda mais a passagem dos pedestres. Na Avenida Marechal Floriano Peixoto, os pontos de ônibus estão repletos de camelôs, que com suas barraquinhas, praticamente obrigam a população a transitar pela rua. A Prefeitura de Nova Iguaçu esclareceu recentemente que o coordenador de Gerência Urbana, Professor Jorge Marques, que assumiu o cargo no fim do mês passado iniciou um trabalho de choque de ordem no Centro. Foram tirados alguns camelôs que não tinham permissão para trabalhar na cidade. Em trabalho educativo, ambulantes e lojistas foram orientados a não sujar as ruas nem fazer uso de aparelhos de som com volume alto. Entidades se unem por soluçãoOs presidentes da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), Renato Jardim, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cláudio Rosemberg e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovani), Uéliton Pessanha, se reuniram esta semana para tentar estabelecer um denominador comum quanto à organização do comércio do município. Unânimes, seus representantes traçaram metas e listaram os problemas enfrentados pelos consumidores no centro comercial de Nova Iguaçu, que segundo as entidades, sofrem com o caos no trânsito, iluminação precária, obstrução de bueiros, poluição sonora. As ruas muitas das vezes ficam repletas de papéis e folhetos, falta de pavimentação nas vias, ocupação desordenada e ilegal de praças públicas, como a da Liberdade, Rui Barbosa e José Hipólito de Oliveira, falta de estacionamentos, entre outros fatores que acabam afastando os investidores e consumidores da cidade. Ainda segundo eles, o crescimento desenfreado do comércio informal (vendedores ambulantes) e a não utilização do Mercado Popular, podem atrapalhar as vendas e prejudicar o comércio. A falta de uma Guarda Municipal na cidade também é obstáculo para o crescimento e desenvolvimento da Cidade.As reivindicações feitas pelas entidades serão debatidas em uma reunião com a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, que ainda não agendou o encontro para discutir os problemas do centro do município. As três entidades também foram unânimes ao afirmar que o comércio legal que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade na arrecadação de impostos, passa hoje por dificuldades sem precedentes na história. Sem conforto e comodidade, os consumidores acabam comprando em outros centros comerciais. Outra preocupação da CDL, da Acini e do Sincovani é com relação aos constantes furtos de energia elétrica em postes públicos. Alvarás para ambulantes no RioEsta semana, o prefeito Eduardo Paes e o secretário Especial de Ordem Pública, Alex Costa entregaram os primeiros alvarás para ambulantes que participaram do cadastramento da prefeitura. Ao todo, foram entregues 714 licenças a camelôs da Tijuca, primeiro bairro a ser implantando o novo esquema legalizado de ambulantes. Além do alvará, cada ambulante recebeu dois coletes, crachá e uma barraca nova. A cerimônia aconteceu no Maracanãzinho, na Zona Norte. O próprio prefeito entregou os alvarás para um grupo de cinco ambulantes idosos. As barracas e os coletes terão cor padronizada: bege escuro. Segundo o Secretário de Ordem Pública, Alez Costa, na região da Tijuca não houve déficit de vagas. “O número de camelôs aprovados foi praticamente o mesmo que já tinha autorização para trabalhar na área. Ao todo, na cidade, teremos 18.414 camelôs licenciados”, disse. Os próximos bairros a receberem camelôs licenciados serão Andaraí, Vila Isabel, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Campo Grande.Petrópolis: cidade modelo No último dia 16 de abril, durante o Café com Idéias da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), diversos empresários puderam assistir o relato da experiência vencedora do Prêmio Prefeito Empreendedor 2008 como melhor gestão favorável ao desenvolvimento da região Sudeste do Brasil, que foi comentado pelo ex-secretário de Fazenda de Petrópolis, Paulo Roberto Patuléa. Ele apresentou diversos projetos em Petrópolis que acabaram com a burocracia na cidade, aumentando ainda mais a arrecadação no município. Mas o palestrante não deixou de comentar sobre a facilidade na vida da população e dos comerciantes, quando Petrópolis passou por uma grande reorganização urbana, onde só no centro foram investidos mais de R$ 20 milhões. A cidade acabou com a desordem e pôs fim à bagunça feita pelos vendedores ambulantes e alguns comerciantes. O centro comercial que se encontrava com calçadas esburacadas e propagandas irregulares foram transformado e revitalizado. Foram combatidas as poluições sonoras, visual, marquises em péssimo estado de conservação e despejo irregular de entulho. Segundo Patuléa, Petrópolis criou o código de postura, onde foram expedidas 20 mil notificações, 97 multas aplicadas e 22 mil publicidades retiradas. De acordo com ele, Nova Iguaçu precisa de planejamento estratégico e mais organização urbana, além de sair da informalidade para a formalidade.



Texto acima transcrito do Jornal de Hoje de domingo 09 de maio de 2010
Voce poderá ver a matéria completa no link do Jornal na página principal do Blog com as fotos e entrevistas com a população.




Meu comentário



A partir de 1997 ,quando tomamos posse no governo, Bornier Prefeito e Eduardo Gonçalves vice, começamos um trabalho de reorganização do centro comercial de Nova Iguaçu, mais conhecido como calçadão. Debatemos com todos os segmentos dessa área: comerciantes, prestadores de serviços, ambulantes, comerciários. Fizemos diversas pesquisas de opinião para saber da população o que era melhor para enfrentarmos a desordem urbana instalada naquele momento.



Enfim chegamos a um consenso de que o Shopping a Céu Aberto seria a melhor solução para aquela área. Foi feita a reforma de todo esse Centro Comercial e colocou-se ordem na casa.



Hoje vemos esse espaço com um nível de degradação bastante grande e será necessário muito trabalho da atual Prefeita Sheila Gama para conseguir por as coisas em ordem.

Vamos aguardar pra ver.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dilma e seus escorregões na fala

Não é de hoje que a candidata do Lula, Dilma Roussef, tem problemas de expor seu pensamento de uma forma que tanto o menos orientado politicamente quanto a um doutor em ciencias ou um economista renomado tenham condições de entender e ver nas palavras o sentido que ela pensa estar dando.
http://www.youtube.com/watch?v=JdHupZsE1lo&feature=topvideos

O vídeo acima mostra em parte um pouco desse problema.

Talvez grande parte das pessoas que acompanham o Blog já tenham visto esse vídeo, mas a intenção era de mostrar de um outro ângulo.

Um futuro Presidente, seja homem ou mulher, não pode cometer tantos erros de comunicação. Das duas uma , ou não tem preparo, ou se tem preparo, não faz as pessoas entenderem o que esta querendo dizer. Nas duas hipóteses o povo perde.

Não há mais tempo de Lula aventurar-se com outro candidato, então terão, os marqueteiros de Dilma, que construir uma nova imagem da candidata, o que é muito difícil a essa altura do jogo.

Repito o que venho dizendo, Lula quer fazer a sua história e escolheu por imposição de sua popularidade o nome de Dilma, o que acho ter sido um erro. Não por ser mulher, óbvio que não, as mulheres tem tido destaque em todos os ramos da atividade humana e com a mesma ou melhor capacidade do que os homens, refiro-me a uma pessoa que mostra a cada dia o risco de termos um presidente fraco politicamente.

Preparo para governar o Brasil não é só o conhecimento técnico administrativo. É preciso preparo para lidar com as mais variadas situações do dia a dia de quem governa.

Que segurança o povo pode ter em seu Presidente se quem estará lá sentado não é um líder e sim um indicado do líder? É pra pensar...

sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio Dia do Trabalhador lesado

Como se não bastassem os desmandos com o dinheiro dos funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu que estão sendo apurados agora por uma CPI que investiga desvio de dinheiro do PREVINI(Previdencia dos funcionários) em cerca de R$ 400milhões de reais, fui informado há pouco em um evento do Dia do Trabalhador, que os empréstimos consignados contraídos pelos funcionários da Prefeitura e descontado no contra-cheque não eram repassados aos bancos. Com isso o funcionário que tomou esse tipo de empréstimo está tendo seu nome inscrito no Serasa e posteriormente tendo sua "dívida" executada na justiça.

Mais uma do governo do ex-Prefeito Lindberg que terá que arcar com as responsabilidades por todos esses desmandos em sua trágica administração.

O povo não tem conhecimento disso, mas se essa CPI chegar a termo e apurar todas essas irregularidades, estaremos fazendo justiça e todos os responsáveis por esses escandalos sejam punidos na forma da lei.

Aos vereadores que querem o melhor para o nosso povo, que possam ir o mais fundo possível nesses esclarecimentos e que possam dar publicidade a todos os atos para que a opinião pública possa tomar conhecimento de um dos maiores escandalos já vividos por um Governo na nossa cidade.