terça-feira, 30 de março de 2010

Incorporações podem prejudicar consumidores

Me preocupa muito essas mega incorporações de empresas. Há pouco tempo tivemos as Casas Bahia com o Ponto Frio que tornou-se Grupo Pão de Açucar, e agora a Ricardo Eletro com a Insinuante, duas das maiores lojas de eletrodomésticos do país, vejam no link abaixo.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/03/29/ricardo-eletro-insinuante-unem-operacoes-916198558.asp

A preocupação aumenta na medida que ao se juntarem, diminui a concorrencia entre elas , havendo uma tendencia a termos poucos fornecedores e praticamente cartelizados dentro do sistema, praticando os preços que acharem mais conveniente.

Dia desses vendo um programa de negócios na TV, ouvi da boca da dona do Magazine Luiza exatamente o contrário dessa tese. Ela disse que não vende( seu império ) pois seu nicho de mercado vem exatamente das falhas dos concorrentes, e é aí que ela explora, no bom sentido é claro, a sua clientela.

Incorporações de negócios cheiram a aumento abusivo de lucros, em detrimento da livre concorrência, o que é ruim para o consumidor que fica a merce de poucos fornecedores, tirando deles a condição de barganha tão necessária para o crescimento saudável do comércio. Por outro lado pune também o pequeno comerciante que fica sem condições de disputar mercado, já que essas mega empresas compram na fonte a produção das fábricas e com isso vão matando o pequeno lojista.

O governo deveria fiscalizar mais essas transações e divulgar mais como elas estão sendo feitas. A imprensa pode e deve dar a sua contribuição, denunciando possíveis abusos e monitorando a forma como estão sendo feitas essas negociações, assim como o Ministério Público já que é um tema de Direitos Coletivos onde a Sociedade como instituição pode ser prejudicada.

domingo, 28 de março de 2010

Nova Iguaçu abraçou Gabeira

O ato político de apresentação do candidato a governador Fernando Gabeira, feito pelo vereador Tiago Portela, foi muito importante para as próximas eleições e para que o povo de Nova Iguaçu possa conhecer um pouco mais dessa figura histórica e lendária da nossa política nacional.

Com uma boa organização, com poucos oradores e com discursos concisos e objetivos, esse ato representou um novo horizonte no quadro político ao Governo do Estado, pois os números que aparecem nas pesquisas já dão conta de um segundo turno sem se saber ainda quais serão esses nomes que chegarão lá.

O que é certo é que o eleitor passa a contar com mais uma opção que embora ainda não tenha tido experiência no executivo, tem o bom senso necessário traduzido em suas palavras e uma marca incontestável da ética e dos bons costumes na vida pública.

Se vencer as eleições, Gabeira poderá ser um grande governador, produzindo um grande salto de qualidade em nossa política estadual, que tem andado de lado nesses últimos anos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nome de escola em Mesquita, não faz sentido

O governo do municipio de Mesquita colocou em uma escola recém inaugurada, o nome de Escola Municipal Ernesto Che Guevara.
Até aí tudo bem, mais uma escola para atender a população e isso deve ser valorizado. O que eu não acho legal é que Mesquita ao longo de seus muitos anos de vida, teve diversos homens e mulheres de valor e que contribuiram para o engrandecimento desse distrito de Nova Iguaçu e que a partir de 2000 tornou-se município e que podiam por merecimento e história, terem seus nomes perpetuados e homenageados em seus logradouros e prédios públicos.

Acho o nome de Che, como é conhecido na intimidade histórica, respeitável e elogiável, pela forma desprendida como levou sua vida, sempre ideológicamente ligado as liberdades e lutas contra as tiranias na América Latina. Mas daí a ser homenageado em uma escola de um município da Baixada Fluminense vai uma distancia muito grande.
Mesquita merece bem mais do que isso. Merece reverenciar seus nomes do passado, como comerciantes, profissionais liberais, até mesmo famílias do povo mais simples mas que representaram desenvolvimento e progresso e que fizeram história nesse novo município do Estado do Rio.



quarta-feira, 24 de março de 2010

Lá vem Gabeira

Sábado dia 27 de março as 16 hs o Deputado Federal Fernando Gabeira irá estar na Casa de Festas Real Paladar ali bem ao lado do viaduto do centro de Nova Iguaçu. Este ato representa para nós de nossa cidade a possibilidade de conhecer um novo candidato a Governador de nosso Estado, já que de outro lado temos confirmado como candidatos os nomes de Garotinho e Sergio Cabral que concorre a reeleição.

Essa iniciativa abre campo para o debate mais aprofundado sobre os temas cruciais da administração pública estadual. Nosso Estado do Rio hoje tem problemas em excesso em todas as áreas e sabemos que não é facil tocar um Estado, ainda mais agora sobre forte pressão devido aos problemas causados pelo Congresso na questão dos royalties do petróleo.


Mas quem está na política ou na chuva é pra se molhar. A entrada desse terceiro ator( Gabeira ) no teatro de campanha, eleva em muito a qualidade do debate. É mais uma opção que estará a julgamento do povo e com reais possibilidades de sair vitorioso, já que na última eleição para Prefeito do Rio perdeu no segundo turno por uma margem mínima.


Como político, irei assistir e ouvir para fazer minhas análises e ter, como qualquer cidadão comum, o direito de escolha.

A sorte está lançada. Quanto melhor o nível dos candidatos, melhor para a nossa população, pois aumentam os compromissos de campanha e a população se beneficia com isso. Será uma disputa interessante. De um lado um governador indo para uma reeleição, um outro que já foi e tem experiência e uma novidade nesse cenário. É um trio que sem dúvida irá despertar paixões e que delas, possa o povo tirar o melhor proveito.

domingo, 21 de março de 2010

Ainda tem muita água pra rolar

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/58180_SERRA+DEMOROU+

O Senador do PSDB Tasso Jereissati diz em entrevista a Isto é(no link acima) que Serra demorou e agora uma candidata desconhecida cresceu.

Não é bem assim, Serra está ,a meu ver, guardando energia para que mais a frente se possa realmente debater o Brasil, sem entrar nessa euforia de campanha antecipada. Dilma tem feito muita onda em torno dos programas do governo e tem tirado vantagem com isso. Mas isso era até esperado. O que faria qualquer candidato com a máquina do governo na mão, senão tirar vantagem dessa condição?

Acho que Dilma ainda irá crescer mais, mas Serra também, pois a eleição está polarizada e o candidato de oposição nem entrou no jogo e ainda está na frente com os mesmos números de quase um ano atrás.

Concordo com Tasso, quando diz que o que Lula fez a vida toda foi se opor a forma como o PSDB e FHC administraram o Brasil e quando se fincou no poder fez a mesma coisa que estes. Lula tinha apenas o discurso diferente, mas na prática fez exatamente o mesmo.

Serra realmente vai agora, já próximo ao prazo final de desligamento do Governo do Estado de São Paulo, fixar as metas de campanha e se expor em definitivo o que sem dúvida irá criar fontes de resistência ao crescimento da candidata do governo e uma maior cobertura da mídia as ações da campanha dele.

Me lembro que acompanhei toda a campanha americana, inclusive através de um site do Instituto Gallup de pesquisas em que dava um trecking diário de movimentação do eleitorado e ali podia se medir com muita precisão a tendencia dos americanos. Quando Obama se lançou oficialmente ,seus números subiram muito em função da grande cobertura da midia e da excitação que provocou a sua vitória nas prévias sobre Hillary Clinton. O mesmo aconteceu com McCain, quando da vez dele se colocar oficialmente. Era um sobe e desce sem parar, até que Obama se firmou, mas isso já na reta final e não no começo.

Este paralelo com as eleições americanas é para mostrar que ainda tem muita água para rolar e que apesar da força que o governo e seu presidente podem ter, Serra sempre se mostrou muito mais preparado para ocupar o mais alto cargo da República, coisa que não se pode afirmar da candidata do governo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

O objetivo é o projeto macro

O Governador de Minas Aécio Neves diz que "se for empurrado" não será vice de Serra e os jornais e a imprensa como um todo dizem que os militantes e políticos do partido e Serra estão fazendo pressão para que Aécio aceite a vice e ele insiste em dizer que não aceita a pressão.

Aécio se tinha vontade de ser candidato, perdeu a chance ao desistir em definitivo. Portanto aceitou a pressão para desistir e desistiu, ou então enxergou a tempo que seria melhor retirar sua candidatura já que ela não tinha os indices alcançados por Serra nas pesquisas eleitorais. Mas uma coisa é certa, ele não resistiu a pressão.

Acho que nesse momento, Aécio deveria rever seus conceitos pois nada mais é natural que as pessoas que querem ganhar uma disputa eleitoral queiram a presença dele na chapa, já que é um reforço de peso pois a sua influência sobre o eleitorado mineiro é mais do que notoria.

Sua candidatura ao Senado, como ele diz querer nesse momento, não se sustenta e nem vale a pena diante das evidências como político consagrado. Se perder para vice presidente pode aspirar a qualquer cargo da República no futuro mais próximo que consegue, inclusive o de ser candidato a Presidente, já que é bastante jovem. E se ganhar será um vice com grandes poderes e sem dúvida bastante aceito pela sociedade brasileira por toda sua trajetória, guardando assim forças para num futuro próximo e com mais visibilidade do que a de ser Governador de Minas ou Senador, alçar seu vôo em definitivo que foi a maior aspiração de seu avó Tancredo Neves e a dele agora também, de ser Presidente da República.

O intuito para Aécio deveria ser o bem maior de seu partido( projeto macro e amplo em detrimento nesse momento de seu projeto pessoal ) e dos simpatizantes da oposição ao atual governo e sem essa de pressão, pois como já vimos, ele próprio não resistiu quando desistiu de ser candidato a Presidente.

Com Aécio como candidato a vice, certamente aumentará muito as chances de Serra e o projeto pessoal dele estará garantido.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Eleição plebiscitária

Por mais que Ciro Gomes queira interferir no processo da disputa presidencial, a polarização Dilma e Serra é evidente pelos números das últimas pesquisas. Com a saída de Ciro aumentam as possibilidades de Serra já que praticamente desaparecem as chances de segundo turno e quem sai na vantagem com isso é o candidato tucano, que eu acho ser o mais preparado em todos os sentidos.

Dilma só cresce pelo excesso de esposição, principalmente junto a Lula, e que com o decorrer da campanha em que ela vai ter que falar por ela própria, vai ter mais dificuldades já que não poderá contar com a cara do presidente sempre a seu lado.

Serra é mais preparado, politicamente é sóbrio em suas declarações , tem história boa pra contar, construiu uma carreira a custa de vitórias e derrotas, o que é sempre importante para o amadurecimento como político e ser humano, enquanto sua principal adversária tem a seu favor a presença do Presidente Lula. Pode ser muito como multiplicador de votos o que já ficou provado pelos números, mas é pouco em densidade política o que provavelmente é o que vai definir a eleição e essa vai ser a pergunta: " Quem é mais preparado para conduzir os destinos do Brasil nos próximos anos?

Pra mim é Serra, e pra voce?