sábado, 29 de dezembro de 2007

Feliz Ano Novo

Ano novo, vida nova, já dizia o ditado. É assim que queremos ver a nossa política em 2008. Renovada, com os princípios de bem fazer recuperados.
Em 2007 colhemos algumas vitórias. Como brasileiros vimos cair por terra um dos tributos mais danosos à classe menos favorecida que foi a cpmf, além do aumento da atividade econômica que propiciou a mais pessoas a adquirirem bens que antes não podiam. Como cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, começamos um novo governo que no mínimo está nos dando mostras de vontade política de resolver os problemas que mais afligem a população desse Estado, principalmente a criminalidade. E por fim como iguaçuanos que somos, de nascimento ou de coração, estamos torcendo para ver o fim de um ciclo de desmandos, de mentiradas, de politicagem perversa, de perda do respeito da relação entre executivo e legislativo.
Em "Um novo tempo", como escrevi há poucos dias, veremos a cidade com seu espírito de luta, de vida, e de princípios, totalmente revigorados.
O ano de 2008 será com certeza um ano de avanços, de mudanças pra melhor, onde o bem suplantará o mal sem dúvida alguma, onde com a ajuda de Deus haveremos de colher os frutos de uma política feita com coerência, com seriedade, com a verdade, com luta, com honestidade, com caráter, com decência, e com compromisso com o povo sofrido desta cidade, que não deixa nunca de buscar seus ideais de se colocar entre os grandes municipios deste Brasil.
Feliz Ano Novo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Medidas compensatórias

O governo federal vai impor novos cortes ao orçamento e até alguns ministérios vão ter a sua verba reduzida. Emendas de parlamentares também estão na pauta de cortes. Tudo isso para fazer face a perda da arrecadação com o fim da cpmf.
O que foi bom é que o orçamento da saúde não foi mexido. Como eu havia falado aqui anteriormente, que fizessem cortes em outros ministérios ou que se reduzissem esses órgãos que são em número excessivo, perto de 40 ministérios.
Esse tributo é dos mais danosos às classes mais pobres, conforme temos visto os tributaristas mais renomados do país afirmando essa tese. Além disso com o aumento da atividade econômica previsto para o ano que vem ,trará a reboque o aumento da arrecadação de impostos, portanto a cpmf já foi tarde.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Aumento, será ?

Lendo o blog do jornalista Almeida, aqui de Nova Iguaçu, onde diz que o aumento do funcionalismo que o prefeito mandou para a Câmara de Vereadores, que nem sequer havia votado o orçamento, foi, digamos assim, meio que de "mentirinha", apenas para deixar os vereadores de saia justa, jogando o funcionalismo de encontro a eles.
O objetivo por trás desse tipo de manobra quando vem por parte do "nosso" prefeito tem sido sempre com a segunda intenção. Não é de dar aumento, é para criar constrangimentos, mal estares, que são utilizados para "vitórias" pessoais. Não é nada por que ele gosta do funcionalismo, pois se gostasse não teria tirado o dinheiro da Previni, que é do aposentado e dos funcionários, para ser usado em outras atividades e que nem sequer aparecem (nem para a população e muito menos para o funcionalismo).
De todo modo, esse é o jogo que está sendo jogado, faz parte...Podia ser diferente? Podia, mas é assim que funciona hoje por aqui. Quem sabe no futuro possamos mudar. Ainda assim caso venham a ter algum aumento, é mais do que merecido e já vem tarde.
Fiquem atentos funcionários, quando esse governo toma medidas, são normalmente em favor de alguma causa que, digamos, não sejam das mais nobres.

Juíza acerta. Final feliz

Voces se lembram daquele sequestro em que o rapaz com ciúmes da mulher dele, sequestrou-a em um onibus, ameaçou de morte os passageiros e que ficou parado na rodovia Presidente Dutra próximo ao Habibs no municipio de Nova Iguaçu? Pois é, foi inocentado pela justiça, o que diga-se de passagem foi muito bom, já que a culpa que ele tinha era o excesso de ciúmes e que por fim acabou se reconciliando com a esposa como mostra o Extra.
Um final feliz para um sujeito desastrado, e para uma moça, que agora quando perceber que pode provocar a neura ciumenta do marido, deve ficar mais contida.
E para a nossa juíza Rosana Navega que inocentou o rapaz, os nossos parabéns. Botar um rapaz desses, preso com um monte de bandidos, seria uma penalidade alta demais para quem já havia sido visto em rede nacional de televisão, expondo as suas fragilidades como ser humano. Final feliz e feliz ano novo para o casal.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal

É Natal, aquela sensação de família, de bem estar, de amigos, de esperança.
Nestes dias que antecedem o aniversário do nascimento de Jesus, tem-se a nítida impressão de que algo de bom vai acontecer, as pessoas estão mais felizes e cheias de vida.
E é com esse espírito natalino que eu desejo àqueles que tem me dado o privilégio de acompanhar os meus escritos, um feliz Natal, com muito amor, muita fraternidade, muita solidariedade, muita amizade e acima de tudo,muita paz.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Um novo tempo


Dia 1º de janeiro de 2008 será a data do 3º ano de vida em que se instalou um novo governo em nossa Nova Iguaçu. A pergunta que não quer calar é a seguinte: O que mudou? Esse governo entrou com a filosofia da mudança, mas nada mudou. Tudo permanece igual. Já disse aqui anteriormente que os avanços em Nova Iguaçu, foram proporcionados por outros governos, e pela iniciativa de nossa classe empresarial, antenada em novos conceitos de valorização de nossas capacidades. E o que esse governo fez, se não apenas dar prosseguimento as politicas implementadas por governos anteriores?
Quando se fala em mudança, se busca o diferencial que vai ser a mola propulsora de novos caminhos, novas atitudes. Mas nada disso se percebe. As expectativas foram maiores que as ações que de fato resultaram em algum benefício.
Esse ano que estamos entrando, é um novo ano. É o fim de um ciclo de esperanças que não se concretizaram, que se perderam na politicagem, que mostraram muito mais a face perversa de uma meia dúzia, do que o sentimento nobre de realizar os desejos de um povo sofrido como é o nosso. Onde vimos alguns vereadores fazerem de tudo num dia e desfazerem no outro. Tudo isso serve de aprendizado para que não erremos mais.
Eu quero ver um tempo onde possamos colocar novamente a nossa cidade no curso de sua história, como já fizemos em 1996, quando devolvemos aos iguaçuanos de fato e de coração, o direito de nos governar ,com competência, buscando parcerias que fizeram a cidade crescer e voltar a ser exemplo de administração entre os grandes municípios do país, onde a politicagem foi posta de lado em favor de uma cidade mais próspera, mais digna e mais humana.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Pra frente Brasil

O roubo das obras de arte do MASP me faz lembrar um outro roubo que causou muito impacto e repercussão na opinião pública nacional.
Se alguém não se lembra, vamos rememorar: Na sede da CBF em 1983, quando foi roubada a taça Jules Rimet, símbolo do tri campeonato mundial de futebol, toda feita em ouro maciço. O mais curioso e que deixou a todos surpresos àquela época, é que a réplica da taça estava guardada no cofre, enquanto a original , esta sim de valor inestimável, estava na vitrine à disposição dos ladrões.
E assim prossegue, depois de tantos anos, sem darem a devida importância. O roubo do MASP é a prova de que "tudo continua como dantes no quartel de Abrantes."

Taxas aviltantes

Informa o Extra, que o Ministério Público Federal quer o fim da cobrança das taxas de iluminação pública. Para isso está fazendo ações contra Light, exigindo o fim dessa cobrança.
Essas taxas são cobradas pelos municípios através da Light.
Acho que são abusivas também, pelo menos aqui em Nova Iguaçu, aumentaram muito. Penso ser uma boa iniciativa do MP, mas se de todo não conseguir êxito, servirá ao menos para se abrir um debate em torno dessas cobranças que tem sido aviltantes e com aumentos cada vez maiores.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Transito caótico

Andar de carro em Nova Iguaçu está se tornando um martírio, percebemos isso diariamente no semblante dos motoristas, seja de carro, de onibus, de táxi, enfim, de todos.
Nos arredores da Via Light e em outros pontos, é quase impossível de se transitar.
O que mais me chama atenção, é que alguns dos agentes de transito parecem que não estão ali para cuidar do transito. Normalmente estão juntos, mas não observam, não conduzem, não fazem o básico, são indolentes e me fazem pensar que estão totalmente despreparados para atuarem no transito.
A culpa é deles? Claro que não. Eles deveriam estar sendo monitorados permanentemente pelos seus superiores.
O transito é um fator de stress permanente, cuidar dele, pode-se dizer que é uma ação básica de saúde, que sem os danos que esse stress produz, vai melhorar as condições psicológicas e de vida daqueles que transitam pela cidade.
Cuidem pelo menos do transito.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Metáforas e presidiários

Tem uma banda da política de Nova Iguaçu, que está se fragmentando.
A cidade hoje, vive um dos piores momentos dos últimos tempos, por isso tenho falado pouco da nossa política. Mais por tristeza, do que por falta de assunto.
Quando escrevo sobre Nova Iguaçu, procuro me referir as ações do governo, que tem sido um fiasco, o que me causa uma impressão ruim.
A política iguaçuana está mal, em todos os sentidos, com as excessões de praxe é claro. Em todas as atividades tem os bons e os maus. E em nosso município, tem bons valores e todos os conhecem.
Como diz um ditado antigo, "a tropa é o espelho do chefe", assim é em Nova Iguaçu. Com um chefe ruim e também com sub-chefes ruins, não há soldado que acerte o alvo. Como a grande maioria dos soldados são ruins também, não há defesa. Ficam todos perdidos, se consumindo, batendo uns nos outros como se fossem presidiários de um sistema onde não há banho, comida e nem água para matar a sede.
Tem que ser na base das metáforas, pois dar nome aos bois, é fazer publicidade do que não presta.
E aos que prestam, ainda há tempo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Política fraca e inconsistente

A pesquisa da boca maldita, do jornalista Del Castillo, que deu de novo a vitoria de Nelson Bornier por larga margem de vantagem sobre todos os outros candidatos, inclusive o atual prefeito, mostra como existe falta de sintonia entre a propaganda institucional do governo iguaçuano, com a realidade das ruas.
Na política, a propaganda só funciona quando o produto é bom. Se não, ele, o produto, tem prazo para acabar. E quando o produto é bom, as vezes nem de propaganda é preciso, ele é impulsionado por si próprio. E é isso que acontece em Nova Iguaçu, não adianta encher a cidade de placas e "obas" que não tem produzido o efeito desejado. A política e a política pública que esta por trás de tudo isso é fraca e inconsistente.
O povo de Nova Iguaçu, que não é bobo, está de olho no ano que vem.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Desentrosamento

O ministro Guido Mantega foi desmentido pelo presidente Lula por que disse que iria ser criado um novo imposto para substituir a cpmf.
Mas o ministro está apenas seguindo a cartilha do próprio presidente, que vivia dizendo que sem a cpmf iria acontecer um monte de problemas no caixa do governo, na saúde, entre muitos outros terrores.
Agora, o nosso presidente não quer criar novo tributo, talvez por que viu que o custo político não compensa o benefício financeiro, e dá sinais de que quer "enquadrar" o ministro Mantega.
O presidente tem que reconhecer que quem criou esse clima, foi ele mesmo, o ministro só está reproduzindo. Talvez o erro do ministro tenha sido de não combinar com o presidente o que dizer a imprensa. Parece que falta comunicação interna.
Depois de tanto tempo juntos, é de estranhar esse desentrosamento.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Reforma tributária séria

Parece que o mundo vinha girando em torno da CPMF.
O presidente Lula mais que depressa, já arranjou discurso para os problemas da saúde em 2008. Para fugir da incompetência, jogou a conta na oposição. Parece até que era uma maravilha e agora é que vai ficar ruim.
O judiciário também vai perder obras, enfim pelo que eu vejo, esse imposto era um bálsamo milagroso que a tudo resolvia.
Podem apostar, as soluções vão aparecer, pois seria muito fácil para qualquer governo ao precisar de dinheiro, aumentar a tributação. Como no passado quando mandava-se emitir dinheiro, a moda agora é meter a mão no bolso do brasileiro.
De repente, quem sabe, esse foi o verdadeiro empurrão para se fazer uma reforma tributária séria e consistente para os anseios de nossa sociedade.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Pela nona vez

Na parte das cartas dos leitores dos jornais, quando falam de Nova Iguaçu, a reclamação e quase sempre a mesma: Bairros sem manutenção, com buracos, sem capina, raspagem das ruas e com a drenagem entupida, o que provoca enchentes nas ruas em dias de chuva.
O leitor Carlos Alves Silva, do O Dia, que o diga, pois pela nona vez ele reclama pelos jornais sobre o bairro da Prata, Andrade e adjacências. E olha que não foi a primeira, é a NONA.
Nesse governo tudo é assim, ninguém dá bola, como eu já disse em artigos anteriores.
Lendo o ZM, o prefeito, lança obras no Caioaba, será ? Eu não digo que não será feito, mas será que será entregue no prazo? Vai ver que no próximo governo, elas se encerrarão!
Outras obras no município também estão paradas.Vamos aguardar pra ver.

Só se não quiserem


O ministro Guido Mantega mais uma vez diz que o povo vai sair prejudicado especialmente na área de saúde. O terrorismo com a população continua. Seria mais nobre que ele falasse:"Vamos dar uma solução".
Ora, a saúde é uma prioridade de investimento, não é apenas uma despesa que possa ser cortada, portanto, é só o nosso ministro gastar um pouco do seu fosfato que a solução virá, até porque não se pode deixar a população sem saúde, pois é direito constitucional.
Em nossas casas, as famílias deixam a pintura pra depois, não compram aquela televisão nova, porque tem que comprar remédio, ou por que tem que internar um parente.
No governo é a mesma coisa, estima-se o custo da saúde e prevê-se no orçamento e fim de papo. Atribuir agora as deficiências da saúde em 2008 com o fim da CPMF e culpar a oposição, parece antes de tudo querer esconder a incompetência.
Diminuam o número de ministérios, reduzam os gastos excessivos como foram noticiados pelo O Globo em várias reportagens, administrem com austeridade, reservem a parcela do orçamento, bem como o financeiro, e estará garantida a saúde da população
Parem só um pouquinho com a politicagem que tudo dará certo, a não ser que não queiram.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A boa noticia

Acompanhava o Jornal da Globo que invadia a madrugada de hoje, e eles transmitiam ao vivo do plenário do Senado Federal, a votação que culminou com a derrota do governo que não conseguiu renovar a CPMF.
Mais uma novela com final feliz. Agora o governo vai ter que se esforçar um pouquinho para reduzir alguns excessos de despesas para fazer face a ausência da arrecadação desse tributo, que se vocês lerem o artigo anterior verão como ele dá mais prejuízos a quem ganha menos.

Mais uma contra a CPMF

No editorial do O Globo sob o título de "O Inverso de Robin Hood de 12/12, segundo dados da FIPE feitos por uma professora e divulgados na revista da Universidade de São Paulo, a CPMF cobrada de forma indireta causa um impacto de 2,19% da renda das famílias que ganham até 2 salários mínimos e 0,96% das famílias que recebem até 30 salários mínimos.
Isso nos faz crer que a retirada desse imposto vai beneficiar a quem ganha menos. Essa é a verdade. Contra os números não há como discutir, pois a matemática é uma ciência exata.
Agora, o negócio é que na dinâmica da política, termos que escutar Lulas ,Mantegas e cia., dizer que sem esse imposto o pobre é que vai sair perdendo, é demais.
Já disse aqui em um artigo anterior: criem um mecanismo de o governo receber as taxas abusivas que eles,os bancos, cobram dos clientes e isentem os usuários dos bancos de pagar a CPMF, que o povo vai aplaudir de pé, e ainda vai sobrar dinheiro.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Fazenda São Bernardino pede socorro


Recebi e-mail do Durval Goulart de Miguel Couto, sobre a fazenda São Bernardino, importante monumento da história de Nova Iguaçu, que está em mau estado de conservação.
Segundo informa, a comunidade local em mutirão, irá fazer a limpeza domingo próximo, as 9:00 hs da manhã.
Atitudes como essa precisam ser louvadas e divulgadas, para que a população tome ciência de nossas riquezas culturais que precisam ser preservadas.
Um abraço a todos os voluntários e parabéns pela iniciativa.

Vida nova para o Senado

Acabou a novela, o Senado Federal finalmente tem novo presidente, Garibaldi Alves, que já começa o seu mandato tendo que pôr a CPMF em votação ,maior desafio deste momento do governo.
Espero que com isso, comecemos a realmente ter dentro do senado, os debates que fazem parte da pauta de necessidades do povo brasileiro.
Agora, o mais importante, seria repudiar mais esse tributo e por que não dizer, que se pudesse estabelecer de vez a discussão sobre uma reforma tributária séria, inclusiva, que possibilite aos brasileiros que querem andar certo com seus tributos, que assim o façam e que não tenham que viver à margem da lei para poderem sobreviver. Que esse governo, como qualquer outro que venha a se instalar, que seja mais justo com aqueles que de fato trazem progresso, desenvolvimento e geração de empregos, que são os empresários deste país.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Não esqueçam...

Pesquisa do Data-folha divulgada hoje, mostra empate técnico pelo 1º lugar na preferência entre Geraldo Alckmin e Marta Suplici.
Será que o povo de São Paulo já esqueceu do que disse Marta sobre a crise do apagão aéreo?
Será que esse mesmo povo, ao ter que enfrentar uma crise, vai ouvir de novo o bordão, "relaxa e goza "?
Paulistanos de boa memória alertem os esquecidos!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Só muda pra pior

A "metamorfose ambulante" do Lula é sempre pra pior.
Quando ele era, um aguerrido combatente do sistema bancário brasileiro, fazia discursos inflamados contra os bancos. E o que se vê hoje? Se vê este deboche com a população que são essas cobranças abusivas de taxas à revelia da vontade dos correntistas, a ponto de terem uma arrecadação muito superior a da própria CPMF que é o governo quem cobra.
E antes que ele era contra a cobrança da CPMF, agora é favor. Ou seja ele só muda quando é em prejuízo do povo brasileiro.
Deveria ele,ter a coragem de se indignar contra os bancos novamente e contra a cobrança abusiva de impostos, mas não o faz.
Suas mudanças tem sido sempre pra pior, enquanto isso, nós brasileiros...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Presente de Natal

Interessante esse querer do governo, através do Ministro Guido Mantega, de abaixar as taxas cobradas pelos bancos aos correntistas.
Segundo informa o Jornal do Brasil, as taxas de janeiro até setembro deste ano somam R$ 40 bilhões de reais, o mesmo que o governo quer arrecadar com a renovação de cobrança da CPMF.
Parece que os bancos são o próprio governo, e as medidas para se limitarem esses abusos são sempre leves.
Se o governo fosse mais incisivo, poderia fazer dessas taxas, um tributo em favor da sociedade, já que elas são cobradas independente da vontade do correntista. Assim, o vazio deixado pela falta da CPMF, seria compensado pela arrecadação da taxa.
Seria uma contribuição que os bancos dariam ao governo e à sociedade brasileira, como se fora um presente de natal, já que ano a ano, seus lucros são cada vez maiores. E o próprio governo Lula iria dar uma satisfação aos que sempre acreditaram nele por motivos ideológicos e patrióticos e para os bancos não seria nada, tamanho são os lucros que eles comemoram a cada fim de ano.
Mas isso já seria demais, é querer acreditar em Papai Noel.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Aproveitem a benesse

Fico observando esse governo atual de Nova Iguaçu, e penso que o que ele quer, em especial o prefeito, é agora angariar a simpatia da classe média do centro, comerciantes e profissionais liberais.
Mas o que ele não sabe, é que já cansou esse pessoal com o excesso de promessas que não resultaram em efeito prático para ninguém, e agora vem com essa medida de dar isenção de taxa de alvará.
Deve estar pensando:" Eu dou a isenção da taxa e conquisto esse pessoal "ou seja, faz cortesia com o dinheiro da viúva, mas se esquece que as pessoas são inteligentes e estão atentas. Esses mesmos métodos foram usados lá na Venezuela até domingo último, ou seja, benefícios em troca de poder e ainda assim perderam o plebiscito.
Aproveitem a benesse, e lembremos:
Lembremos que a partir de 1997 a cidade passou a ter um novo conceito do seu centro comercial:" O shopping a céu aberto" que proporcionou a revitalização do comércio, aumentou a auto-estima de Nova Iguaçu e seu povo, e ainda, tinha estreita relação, não só com as entidades de classe, mas com o comercio e prestadores de serviço como um todo. Qualquer um que fosse a prefeitura falar com o prefeito, comigo ou com algum secretário, tinha o devido respeito e atenção, sem contar que se resolviam os casos de imediato.
Um outro detalhe foi a construção da Via Light que deu condições de integrar o centro comercial a um outro novo conceito de sistema viário que propiciou também a multiplicação e a força desse comércio do centro e irradiando pela Barros jr, Nilo Peçanha, entre outras ruas que eram mortas.
Em breve falaremos mais sobre esse tema que é longo e interessante.

Lula, Chávez e os daqui...

Mais uma vez a incoerência é ouvida da fala do Lula.
Agora ele diz que a CPMF, que tantas críticas fez no passado, é necessária, e faz mea culpa por nessa época ter mandado seus deputados votarem contra. É, pimenta nos olhos dos outros é refresco.
E o Chávez, que diz que a vitória da oposição foi de "mierda". Não sabe ele que a vontade popular é soberana? Não, ele não sabe. Assim como o Lula se irrita quando a oposição faz oposição, o Chávez também se irrita, lançando esses impropérios contra a decisão do povo. Assim como alguns políticos daqui de Nova Iguaçu pensam, o Chávez deve ter pensado: "Vou colocar no texto da reforma, diversas benesses para os trabalhadores e aposentados, e ai eles vem todos comigo, e eu aprovo as reformas que me beneficiam".
É simples? É, mas o povo que não é bobo, entende a malandragem.
Fiquemos de olho nas benesses dos nossos daqui também.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Agora chega de palanque

Havia dito no artigo do dia 12 de outubro com o título "Doses homeopáticas" que acreditava que o senador Renan Calheiros não seria cassado e que ele não resistiria à pressão e acabaria renunciando à presidência do senado, o que acabou acontecendo ontem com a absolvição dele em mais um processo juntamente com a renuncia.
A tempestade passou e agora, é passar cera nas ranhuras causadas por todo esse processo e continuar a vida do Senado Federal.
O que é preciso é avisar a alguns integrantes do senado para parar de entrar com representações contra o senador Renan, pois de nada está adiantando, ao contrário, está é atrasando cada vez mais os temas que de fato tem relevância para a sociedade brasileira.
Batuque e palanque tem a sua hora certa.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ressaca democrata

Depois do porre de democracia que tomamos com a vitória do não na Venezuela, do constrangimento criado nos partidários do 3º mandato do Lula com o resultado da pesquisa do Data-Folha, da cara de tacho que ficaram todos os pseudo-democratas que vinham admirando o Chávez, sem trocadilho, que seria a chave para abrir a porta do continuísmo no Brasil e mais um monte de bobagens, gafes e declarações equivocadas que vínhamos escutando nessas ultimas semanas, não posso negar que estou de alma lavada. Lavada de saber que a esperteza no pior sentido, deu lugar ao romantismo de lutar por convicções e ideais, e que aquilo que se faz com paixão haverá de vencer sempre.
Confesso que estou com aquela inveja boa do povo venezuelano.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Segundo mês de vida

Aos amigos que tem me dado o privilégio de ler os artigos escritos neste blog, quero dizer que hoje faz dois meses que comecei a escrever.
No primeiro mês, tivemos mais de 160 visitas ao meu perfil e agora já passam de 400(isso não são acessos ao blog, somente ao perfil), o que me deixa bastante satisfeito. Tenho recebido diversos e-mails com sugestões de temas etc., e o que eu peço agora é que, aqueles que quiserem postar algum comentário ,podem fazê-lo inclusive anonimamente. Basta apenas clicar em "comentários" abaixo do artigo e dar sua opinião que será muito importante para o debate , já que trata-se de um blog sobre política e politicas publicas.
Obrigado e um abraço a todos

"Por ahora no podimos"

O presidente Chávez em seu discurso reconhecendo a vitória do "não" disse a seguinte frase:"por ahora no podimos", então qual será a hora?
Percebe-se nessa fala que ele não está ainda se sentindo derrotado, mas o povo da Venezuela deu mostras de que está mais antenado do que ele pensava.
Começo a sentir o cheiro da liberdade de novo fazer brisa aqui pelo Brasil também ,pois com o resultado da pesquisa do Data-Folha que diz que 65% dos brasileiros não querem dar chances a Lula de tentar um terceiro mandato e mais a derrota do Hugo Chávez na Venezuela, acho que essa onda continuista parece estar esvaziando.
Assim como torci pelo NO vou torcer para que ela se esvazie de vez.

Festa da DEMOCRACIA

Venceu o "não" na Venezuela, coisa que poucos acreditavam, salvo pouco mais de 50% dos eleitores, que aguerridos em seus ideais democráticos, lutaram até o fim por uma batalha que parecia perdida.
E assim parecia, pelos métodos usados para aprovar as reformas. Benefícios trabalhistas sendo votados junto com extensão e direito a reeleição indefinidamente, dentre outras. A farsa estava montada.
Mas a consciência política de alguns foi fundamental para encher os venezuelanos de brios e derrotar o gigante que parecia mais um Golias a frente dos pequenos.
Parabéns a sociedade venezuelana que deu um sonoro NO ao seu presidente.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Torcendo pelo NO

Hoje é um grande dia para os destinos da Venezuela, e por que não dizer, da América do Sul.
Se o "sim" ganhar estaremos vendo a vitória de uma ditadura nos moldes do nazismo, do fascismo, muito provavelmente se tornará sanguinária, pois os oposicionistas vão lutar pelos ideais de democracia.
Se o "não" vencer, o que eu acho difícil, estaremos vendo a justiça prosperar nessa terra meio amazonico-caribenha, e começaremos a ver a "perda de altitude" de um dos "projetos de ditadura" mais danosos aos ideais de liberdade dos povos, inclusive, despachando possivelmente, os pensamentos de uma meia dúzia de querer estender mandatos aqui pelo Brasil.
Vou ficar na torcida pelo NO.

Significado de Lulismo

Prosseguimento das políticas do FHC
+Incompetência da oposição
+Defender e espelhar-se no Hugo Chávez
+Ficar de saia justa ao Evo Morales
+Se irritar com a oposição, quando esta faz oposição
+Dizer que não sabia de nada, sempre
+Não resolver o apagão aéreo
+Gostar de gastar
+Cometer gafes sobre tamanho de mandatos em países
parlamentaristas
+Discursar em eleição contra os Bancos e se entregar aos banqueiros
+Condenar privatizações, mas privatizar
+Não fazer reforma tributária e renovar CPMF
+Criar ministérios
+Nunca nesse país
Resultado = LULISMO


Estacionamento de carroças na Via Light

Nova Iguaçu está mesmo sem governo.
Vi na Via Light essa semana, do lado esquerdo próximo ao sinal da rua Otávio Tarquinio, um estacionamento de carroças e bagulhos espalhados por aquele canteiro do centro ,dando um aspecto de desleixo, descaso e desgoverno.
Ajudem os carroceiros,pois eles não tem culpa, conseguindo um espaço mais apropriado e longe da visibilidade da Via Light que é nosso cartão postal.
Há alguns dias atrás vi também cavalos soltos, à tarde, remexendo lixo em plena rua Dr. Tibáu
num local de grande transito, com residências e já bastante comercial com banco e comercio variado.
Se isso é governar, então estamos fritos.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Reflexões: Façamos a nossa parte

Em um tempo de modernização das relações pessoais, do fim do muro de Berlim e de tantas outras mudanças pra melhor que temos visto nestas últimas décadas em todo o mundo, é muito injusto que vejamos novamente um povo, seja lá de que país for, ser oprimido e humilhado como está sendo neste momento o povo da Venezuela.
Este plebiscito que está sendo feito lá, na verdade é para ampliar o poder desse neo-nazista e projeto de ditador ,Hugo Chávez, não são as reformas da constituição por si só .
Agora, se vendo sob o risco de perder, ameaça a população com todo tipo de bravata, como vi agora na Tv.Pobre sina do povo venezuelano.
Mas nesse momento o mais importante é que esse exemplo nos sirva de lição para que nós façamos as "nossas reflexões" e possamos afastar esse eminente ciclo de ditaduras que parece ventar novamente pela América do Sul.