sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Enquanto isso na Educação somos dos piores

Estamos em 52º lugar em educação no mundo, análise feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostrado hoje no O Globo. Na América Latina só superamos a Colômbia o que é triste e difícil de aceitar.
Enquanto isso temos gente que defende a permanência dessa alta carga de tributos, porém desses índices não se orgulham.
Assim como na economia o presidente bate no peito dizendo que foi graças a esse governo que a vida deu uma melhorada,o que não é certo, deveriam bater no peito se tivessem realmente investido em educação, isso sim seria uma grande virada. Pena que a primeira providência foi afastar o ex- ministro Cristovam Buarque.
A grande revolução o Brasil vai dar quando dermos um choque de gestão na educação.

E o Lula diz que não é DITADURA

Eram 7:00hs da manhã de hoje e estava ouvindo a rádio CBN, quando estava sendo entrevistada uma pessoa que falava sobre o plebiscito na Venezuela. Pelo sotaque era um venezuelano que se mostrava bastante contrariado com os métodos usados pelo "projeto de ditador", o Sr.Hugo Chávez, na condução das propostas de reforma constitucional através desse plebiscito.
As acusações eram de impedir a campanha pelo "não" a todo custo, desde repressão a passeatas a impossibilidade de se fazer campanha na Tv.
Enquanto que o "sim" de Chávez, podia tudo, inclusive campanha aberta na Tv estatal, direito cerceado aos partidários do "não" que fazem oposição ao Presidente.
O que é duro, é escutar do nosso Presidente Lula dizer que lá é uma democracia.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Providencias contra dengue: ZERO

No Jardim Laranjeiras, próximo a Cabuçú, moradores reclamam com relação a dengue, como também pela infestação de ratos que podem transmitir leptospirose através da urina, esta noticia foi dada hoje pelo Hora H.
Há poucos dias, os moradores desse mesmo bairro, fizeram uma reclamação pela paralisação das obras. Comentamos aqui neste blog em 13 de novembro. Como se vê a vida está cada vez mais difícil para quem mora nesse e em outros bairros da cidade. A falta de planejamento de nossa prefeitura é impressionante.
Do jeito que a coisa anda, vai passar todo o período do verão e os problemas vão se avolumar, e olha, o jornalista Almeida me confirmou que os 28 carros de combate a dengue, continuam parados.

Mais policiamento na Via Light

A morte de um aposentado da polícia na Via Light, mostra bem como Nova Iguaçu está precisando de um policiamento mais efetivo nesses pontos.
São corredores de grande transito de pessoas e quando elas se afastam um pouco da aglomeração, tornam-se presas fáceis dos bandidos.
Este não foi o primeiro, mas pode ser pelo menos o que vai servir de alerta às autoridades para que se melhorem as condições de bloqueio à ação de assaltantes. Mais policiamento ostensivo seria umas das formulas para melhorar as condições locais, principalmente em cima de motociclistas com alguém na garupa. Vamos ficar no aguardo das providencias.

Cobrando da Petrobrás

Boa medida adotada pelo Deputado Federal Arnaldo Viana-PDT RJ, mandando oficio onde cobra responsabilidades da Petrobrás ( como havíamos reclamado aqui neste blog nos artigos de 08/11-Bagunça Generalizada e de 22/11-Só pedindo a Deus ) em que pede também o ressarcimento pelos danos causados às oficinas de conversão ,postos de gasolina e usuários de carros convertidos a GNV.
É dessa forma que essas pessoas poderão ter seus prejuízos minimizados e o sentimento de justiça estará resgatado,e ainda, fazendo com que as iniciativas do governo sejam feitas com mais critério e planejamento.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

É preciso assumir 2

Quando eu digo no artigo de ontem que o PSDB precisa assumir suas bandeiras, é em razão de o Lulismo praticar as mesmas políticas do período FHC.
Vamos lembrar apenas dois itens para termos uma noção:
1- Privatizações-Bandeira do FHC combatida aos quatro cantos pelo PT (o PT privatizou vários trechos de estradas federais, inclusive para o capital estrangeiro).
2-Controle da inflação através do Plano Real-Bandeira do FHC combatida por vários políticos do PT que diziam até que se deveria deixar ter uma inflação maior para poder gerar consumo, empregos etc.(o PT pratica exatamente a mesma política economica do período FHC).
As bases sólidas da economia herdadas por Lula, mais o ciclo virtuoso que vive hoje a economia mundial, produziram bons efeitos para o Brasil de hoje. O grande mérito de Lula foi dar prosseguimento a essa políticas.
As estratégias de se dizer tudo isso, é o que cabe ao PSDB.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

De olho na fresta

A falta de garra do PSDB, como oposicionista, vai colocando o futuro da próxima eleição presidencial em total indefinição. É claro que ainda estamos longe e muita água vai rolar por baixo da ponte, mas o PSDB seria o oponente de peso, até por que tem os mais prováveis adversários do Lulismo que são Serra e Aécio,
Do jeito que a coisa está andando, vai acabar aparecendo alguém nessa fresta.

É preciso assumir 1

O PSDB precisa assumir suas bandeiras. O país hoje desfruta de uma melhor condição no cenário mundial, graças as ações políticas implantadas no Governo Fernando Henrique que estão dando os resultados agora.
O futuro candidato do governo, vai querer tirar vantagem do atual momento, dizendo que foi o Lula que fez e aconteceu. Se o PSDB pensa em vencer em 2010 precisa rever seus conceitos, focar em uma candidatura desde já, seja quem for e assumir o papel importante que teve desde o lançamento do plano real até o governo Lula.
Se nada disso acontecer, a possibilidade de termos desse partido uma candidatura natimorta , é grande, como foram as outras de Serra e Alckmin.

Investindo na polícia

Li no blog da jornalista Marília Martins, que Nova York tem o menor registro de assassinatos em 40 anos.
E qual é o segredo?
Policiamento cada vez mais ostensivo, 3000 cameras espalhadas pela cidade, altos investimentos em inteligência policial, participação comunitária e valorização dos profissionais.
O que falta ao Rio de Janeiro é isso. O Governador Sérgio Cabral tem enfrentado essas questões, porém o caminho é longo, mas me parece que já começou. Já se vê nas ruas mais policiamento. É preciso agora, focar ,investir, pois o principal já está acontecendo que é a vontade política.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Juventude do PHS

Tem uma rapaziada boa aí ,que está fazendo um movimento pela inclusão do jovem no mercado de trabalho e consciência política, independente de cor partidária.Eles se reúnem as quartas feiras na Ataíde Pimenta 328, pertinho da Prefeitura.
Tel. 8511-3102 e-mail brunomadsen@ig.com.br
Parabéns Bruno, Fabiano e equipe

Tempos de incertezas 1

Nesses tempos de incertezas, o quadro político iguaçuano vai tomando uma forma interessante.
O eleitor percebe nitidamente que a opção da continuidade não é boa, isso vejo em conversas com eleitores que não tem vínculos políticos. Passo uma rápida conversa, faço minhas perguntas de praxe, e é aí que eu "tomo na lata" uma série de respostas das mais desclassificantes se contadas aqui.
É evidente que o atual prefeito Lindberg tem suas preferências, primeiro por que é do PT, que sozinho em Nova Iguaçu já tem a sua fatia, pequena mas tem. Segundo que a "conversinha mole" dele, ainda não atingiu a totalidade dos iguaçuanos, ou seja ainda existe um pequeno espaço para a mentira prosperar. Terceiro que ele é do partido do presidente Lula que pode a princípio ser uma vantagem.

Tempos de incertezas 2

Continuando, tracemos uma comparação entre as vantagens que o relacionamento com níveis mais altos de governo vem trazendo para Nova Iguaçu.
Com o Governo do Estado à partir de 1996, que foi quando ingressei na política com mandato, tivemos em Nova Iguaçu várias obras de vulto, fruto do relacionamento Bornier e Marcello Alencar e posteriormente com o casal Garotinho. Vamos enumerar somente algumas de maior visibilidade.
1-Via Light-que foi a maior obra de urbanização já feita em Nova Iguaçu, melhorando o tráfego e o visual da cidade.
2-Baixada Viva e o Nova Baixada com diversos bairros da cidade totalmente urbanizados.
3-Viaduto integrando a Via Light a Estrada de Madureira.
4-Restaurante Popular
Com o Governo Federal, dessa dita parceria entre Lindberg e Lula, não consigo lembrar-me de nada feito efetivamente para a população de Nova Iguaçu. Se alguém souber de alguma me digam. Até agora só vi publicidade e muito "oba oba".

Tempos de incertezas 3

Depois de fazermos esta pequena análise é que vemos como o fato de o prefeito ter relacionamento com o Governo Federal de pouco, ou nada, adiantou para a nossa cidade.
Não dá pra ficar contando histórias o tempo inteiro, a conversa fiada tem prazo.
As incertezas com o tempo vão se desfazendo e se tornando certezas de que algo precisa ser feito na política iguaçuana.

domingo, 25 de novembro de 2007

Presidente, faça como as donas de casa

O presidente Lula diz que sem aumentar gastos não consegue governar o país, conforme relata O Globo.
Confesso que acho difícil entender essa equação.
A luta de todos os governantes sérios pelo mundo afora é sempre de achar fórmulas de redução de gastos e nunca de aumentar tributos.
Pois aqui o presidente quer que se renove a CPMF, que em todas as enquetes que eu vi em diversos sites, sempre foram pelo fim desse tributo. A quantidade de ministérios e secretarias especiais com status de ministério chegam a quase 40. Acho que o povo brasileiro nunca viu tanto ministério.
Dá pra perceber nitidamente que o governo tem "gordura" para cortar gastos, mas não o faz. O próprio jornal O Globo tem feito diversas matérias sobre excesso de gastos do Governo Federal.
Se toda dona de casa governasse a casa dela, como o presidente governa o país, iria faltar pão e leite no fim do mês ,ou então ela teria que ganhar mais todo mês como quer fazer o presidente,aumentando tributos, para poder gastar mais.

Cobre-se a cabeça e descobre-se os pés

Achei de muito bom gosto as coberturas de passageiros de ônibus colocadas na cidade.
O que me chama a atenção é a falta de cuidado nos detalhes.
Por exemplo: Elas são instaladas sem o menor critério. São afixadas no chão sem que se faça uma base de calçada ao redor. Digo isso em locais onde não existam calçadas, que é em grande maioria na cidade. Com isso o passageiro que está na espera fica com os pés na lama. Isso eu já vi em vários lugares. E isso é tão barato. E a velha história do cobertor curto.
Cobre-se a cabeça e descobre-se os pés

sábado, 24 de novembro de 2007

Ferro Velho na Via Light

Passo praticamente todos os dias pela Via Light, especialmente próximo ao cruzamento com a rua Otávio Tarquínio no sentido Pavuna, e penso que ninguém deixou de ver uma espécie de ferro velho, brexó de bagulhos ou coisa parecida na calçada do lado direito.
Sou totalmente a favor das pessoas que digna e honestamente ganham seu dinheiro através do seu trabalho, seja ele de que tipo for. O que não pode é que esses objetos estão sendo espalhados e expostos pela calçada onde não são respeitados os espaços públicos e enfeando a cidade na principal avenida.
Seria tão fácil mandar o setor de Posturas corrigir, já que esse problema está lá há bastante tempo.
Isso é cuidar da cidade sem dar prejuízo ao comerciante
Enquanto isso os nossos impostos...

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

E a imagem do Rio?

E o que dizer aos familiares desse turista italiano morto?
E a imagem do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro, que mais uma vez convive com esse tipo de crime?

Nessas horas eles não aparecem...

Atenção defensores dos direitos humanos!
A policia esta atrás dos bandidos que mataram hoje um turista italiano em plena Ipanema.
Fiscalizem a policia urgentemente se não eles podem pegar os bandidos e o risco de morte dos bandidos é grande.Mobilizem-se!
Claro que isso é uma ironia ,mas a verdade é que os defensores dos direitos humanos nessas horas não aparecem nunca para defender a população.

DENGUE: Será que consertaram os 28 carros?

Um dos princípios para combater e prevenir doenças é nas escolas , dando noções de higiene sanitária. Com a dengue não é diferente. A matéria vista no RJ TV mostrando às crianças, através de peças de teatro e outras brincadeiras, como se combate o mosquito transmissor, é uma forma muito legal de aprendizado. É importante que iniciativas como essa sejam permanentes para que o nível de conscientização da população à partir das crianças seja cada vez maior.
O que a população tem que ficar alerta é o que o jornalista Almeida,aqui de Nova Iguaçu denunciou em seu blog, sobre os 28 carros parados de combate a dengue, de um total de 30.
Essa matéria mostrada ontém na tv, parece até resposta aos problemas de dengue que vem acontecendo em Nova Iguaçu, inclusive com morte de uma criança por dengue hemorrágica em Comendador Soares, que obviamente foi culpa da fatalidade.
Não adianta provocar a imprensa, na finalidade de produzir marketing do governo e que podem dar ibope na televisão. É preciso que ações de fato aconteçam.
Sugestão: Consertem os 28 carros e chamem a reportagem do RJ, perfilem todos os agentes no pátio do Paço Municipal e mostrem ao povo o que é efetivamente combater a doença e, principalmente ,partam pra cima dos focos do mosquito.
Queremos ver a publicidade do governo ,mas também as ações que tragam resultado efetivo e a curto prazo.
Será que já consertaram os 28 carros?

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Só pedindo a Deus.

A ANEEL informa que poderá haver falta de gás nos postos de abastecimento de gás veicular em Janeiro.
Estou na torcida para que isso não se confirme, pois o investimento que esses donos de postos de combustível fizeram, foi alto e agora estão sob a eminencia do prejuízo.
Escrevi em 08/11 um artigo com o título "Bagunça generalizada" em que relatei os danos daqueles que converteram seus carros para gás e também dos que fizeram de suas poupanças os investimentos necessários para montar oficinas de colocação de kits a gnv.
Agora só pedindo a Deus para que o desabastecimento não aconteça para que o prejuízo não continue a afetar esses investidores.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Onde estão os defensores dos direitos humanos?

Em Campo Grande 3 soldados da PM foram executados em uma emboscada como noticía O Dia, e em Deodoro foi morto um capitão do Exército, também assassinado.
As Entidades de direitos humanos deveriam fazer uma comissão temática de apoio as famílias de bem com vitimas de assassinato, para dar conforto aos familiares, visitando-os nos velórios e em casa depois do enterro que é quando mais se necessita de amparo e cobrar das autoridades maior brevidade na apuração dos casos, para que se pudessem localizar os responsáveis e puni-los na forma da lei.
Como isso iria ser bonito além de eficiente.
Mas ao invés disso, não vejo, por parte dessas entidades, ou pelo menos que eu saiba, nenhum apoio seja lá de que natureza for em favor dessas famílias que perdem seus parentes brutalmente em situações como as relatadas na matéria do jornal.
Atitudes como essa iriam engrandecer por demais a nossa sociedade e passaríamos a contar com um reforço importante na luta pelos verdadeiros direitos humanos.
Tomem uma atitude já em favor dessa gente.

Boa Cabral

A garantia que o governador Sérgio Cabral deus aos usuários de veículos à gás, de que não iria aumentar o IPVA, foi importante para diminuir a tensão existente entre proprietários de carros movidos a GNV, pois havia uma onda de disse me disse em torno do tema.
A matéria da Editoria de Economia de O Dia deixa claro isso em entrevista com o governador.
Agora é torcer para que o governo federal faça a sua parte garantindo o abastecimento.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fala muito e age pouco

Em quase dois meses que estou escrevendo este blog, falei criticando ao nosso prefeito Lindberg diretamente, em apenas alguns artigos dos publicados até agora, não da pessoa e sim do político e "administrador".
Se tivesse que ter feito esse blog apenas para critica-lo, teria feito publicidade nas ruas, coquetel de lançamento convidando a imprensa entre outras formas de divulgação.
A verdade é que o "nosso" prefeito não pára de dar margens as críticas, pois fala demais e age de menos.
Primeiro por que compromissos de campanha para ele são como palavras ao vento, segundo que compromissos com a classe política que é a verdadeira representação da comunidade, simplesmente não são cumpridas e terceiro que compromissos com o povo de Nova Iguaçu beiram o achincalhe e a humilhação, pois como temos visto todos os dias nos jornais ,rádios e televisões esses mesmos compromissos além de não serem cumpridos, quem responde à imprensa é sempre a assessoria e a resposta é a mesma:"dentro de aproximadamente 30 dias o problema estará resolvido". Deveria ser o prefeito a responder pois na hora de dizer que ia fazer e acontecer foi ele quem subiu no palanque e não a assessoria de imprensa.
Mas pra isso é preciso ter coragem , pois isso é como um pai que promete a bicicleta para o filho e no dia do aniversário do filho ele não cumpre a promessa, e aí nem aparece na festinha com vergonha.
Ninguém é obrigado a prometer ,mas se prometer, tem que cumprir.

Mercosul

O governo brasileiro defende a entrada da Venezuela no Mercosul, enquanto que algumas vozes como a do senador José Sarney (que já foi Presidente da República, portanto fala com autoridade), são contra.
O governo acha que é melhor que haja a união dos países ,do que o isolamento.
Na teoria estou com o governo, na prática não, ao menos enquanto não melhorar o comportamento do presidente venezuelano.
Posturas como as que tem tido o "projeto de ditador" o Sr. Hugo Chávez, ditatoriais e arrogantes, não irão deixar nenhum dos outros chefes de estado confortáveis em reuniões de cúpula desses países, até por que ele não respeita os protocolos, fazendo com que essas reuniões tornem-se enfadonhas e de baixo nível.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Vou começar pelo Km 32...

Matéria veiculada hoje pelo Jornal da Record pela manhã mostra o descaso e abandono principalmente pela falta de iluminação, saneamento e falta de médicos no posto de saúde do Parque São Francisco, região conhecida como Quilometro 32 em Nova Iguaçu.
Me recordo bem, que em 2004, o atual prefeito Lindberg nos palanques dizia: "vou começar as obras aqui pelo Km 32".
E o que se viu até agora: aumento da cobrança da taxa de iluminação que nem sequer é feita porque é essa uma das reclamações. Falta de médicos no posto de saúde (ou será no posto da doença??) sem contar a falta de sinalização ,pavimentação e saneamento das vias públicas etc.
Pra quem ía começar por lá a resolver os problemas da cidade ,dá bem uma dimensão de como estão as outras regiões. Mais uma promessa não cumprida.

domingo, 18 de novembro de 2007

Governo medíocre

Ao ler a coluna de hoje do jornalista Merval Pereira do O Globo, lembro-me das aulas que tive na Escola de Politicas Publicas e Governo da UFRJ, quando o economista e meu professor Reinaldo Gonçalves, fazia criticas contundentes às políticas do Fernando Henrique chamando-as de neo-liberais, retrógradas e etc.
Gostava muito daquelas aulas, embora não concordasse com tudo. Li um livro de sua autoria, que inclusive está no meu perfil, chamado "O Brasil e o Comércio Internacional". Isso denota o respeito e a admiração que tenho por esse economista que junto com Luis Filgueiras, professor da Universidade Federal da Bahia, lançou um livro chamado "A Economia Politica do Governo Lula".
Segundo Merval este livro é uma análise da performance do governo Lula, que consideram medíocre, assistencialista, além de outras considerações.
Leiam a coluna e o livro e vocês vão ver como combinam e tem fundamento as críticas que faço ao Governo Lula.

Ministérios do Lula 2

Um das frases da semana do O Globo foi a seguinte:" Se o senador Eduardo Suplicy disser o nome dos 37 ministros de governo,votarei a favor da CPMF". E o senador não ouviu resposta ao desafio.
Esta frase é do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ao debater com o senador Suplicy sobre a votação que prorroga esse imposto que era provisório e hoje quer se tornar definitivo, como já disse em outros artigos.
Será que temos que pagar mais impostos pra manter esse cabideiro de ministros???

Jogando em dupla


Tenho insistido em falar de Chávez e Lula, pelo simples fato deles darem condições totais de discordar diariamente de suas atitudes.
Meu pensamento, de repente, me fez imaginar uma coisa: O "projeto de ditador" da Venezuela, o Sr. Hugo Chávez, por que teve seus interesses contrariados pela rede de televisão privada da Venezuela de nome RCTV, cassou-lhes a concessão, apenas porque a rede de tv achava que ele queria se perpetuar no poder, e com isso, as críticas a sua forma de pensar e agir eram diárias.
Posterior a isso, vemos o nosso Presidente defendendo o Chávez de forma surpreendente, já que ele é um democrata.
Isso não aconteceu por aqui com a Rede Globo e nem com nenhuma outra, porém como esses dois (Chávez e Lula) estão jogando em dupla o tempo todo, nada impede que Lula, caso queira dar o golpe do 3º mandato, se assanhe em cassar direitos de emissoras de televisão aqui pelo Brasil que sejam contrárias ao possível intento.
Quem joga em dupla ataca e defende com a mesma eficiência.

sábado, 17 de novembro de 2007

Olhando para a frente

Por causa das minhas posições políticas em relação a próxima eleição de Prefeito aqui em Nova Iguaçu, tenho encontrado com muitas pessoas, que sempre me quiseram bem e que dizem pra mim:"pôxa Eduardo se você não rompe com o Nelson(Bornier)em 2000, hoje você seria o nosso Prefeito, outros dizem: "você hoje seria no mínimo Deputado Estadual" e tantas outras coisas que me fazem refletir e pensar.
Tenho consciência de tudo isso, embora as coisas não sejam sempre como imaginamos. Porém quero deixar claro, que rompi por motivos de ética pessoal, por que na época eu era liderado, por que eu era a representação de um grupo político que naquele momento não queria mais marchar com o Bornier, por que na realidade não era de minha vontade romper, mas aprendi que as coisas acontecem muitas vezes sem você querer e não adianta espernear. Entendia naquele momento que eu deveria ficar ao lado de quem eu tinha um convívio de 40 anos, que eram as minhas lideranças, em detrimento de ficar com quem eu tinha um convívio de 4 anos. Achei que seria traição de minha parte não segui-las. Por essas razões também entendia que não fui injusto com o Bornier naquele episódio.
Foi pior pra mim? Foi, mas eu não queria, tentei até o último instante convencer meus líderes da época a deixarem de pensar nisso. Mas como não há mal que não traga um bem, as coisas mudaram.
Hoje, por exemplo, a decisão de ficar ao lado do Bornier, é exclusivamente minha, não há a influencia de quem quer que seja, não devo satisfações a ninguém de minhas posições políticas, diferentemente do que tinha em 2000.
Minha vida política hoje, é olhar adiante, com maturidade, reconhecer as falhas do passado como ensinamentos para que o futuro seja melhor, sem rancores de ninguém, tendo liberdade de escolha, que dentre todos os conceitos de vida entendo como o melhor.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Pomar de frutas podres

O PT defende em seu site, através de um senhor chamado Valter Pomar, a democracia do "projeto de ditador" da Venezuela, o Sr.Hugo Chávez.
Ora, querer diminuir a intervenção do Rei de Espanha no episódio do "por que não te calas?", chamando-o de fascista, é no mínimo desrespeitoso, pois as atitudes essas sim fascistas, do Sr. Chávez é que vem provocando tensão aqui por estas bandas, a ponto do Ministério da Defesa já pensar em modernizar o armamento a disposição das forças de segurança nacional.
Não acredito que essa seja a voz do partido como um todo, embora o Presidente da República que é do PT, defenda aos quatro cantos o Sr. Chávez.
Sempre admirei e respeitei a democracia interna do PT, bem como a luta de muitos de seus integrantes pelo processo de redemocratização do Brasil.
Já é hora do PT rever seus conceitos, por que pelo que estou vendo, uma onda de radicalismo se abate sobre as mentes de alguns desses brasileiros petistas, ou então sempre foram ditadores enrustidos que agora estão se soltando por causa do "perfume dos frutos do poder".
Esse pomar que sempre primou pela democracia precisa limpar suas frutas podres.

Presidencialismo x Parlamentarismo

O presidente Lula disse, que Tatcher da Inglaterra e Felipe González da Espanha tiveram mandatos longos, de mais de 10 anos, e mais um monte de coisas para justificar a "democracia" do Hugo Chávez.
A assessoria do Planalto tem que orientar melhor o nosso Presidente.
Os mandatos do executivo no sistema parlamentarista, como é o caso da Inglaterra , Espanha e a maioria dos países da Europa, não tem prazo para acabar ,porém podem acabar a qualquer momento por moção de desconfiança ao governo, feitos principalmente por pressão popular junto ao Parlamento. No caso do mensalão, só para citar um exemplo, dificilmente o governo Lula teria resistido, e teria caído sendo formado um novo gabinete de governo.
Os mandatos do executivo nos países presidencialistas como o Brasil e toda a América do Sul, tem prazo definido. No nosso caso são 4 anos com direito a uma reeleição, só havendo queda do Presidente por processo político de impeachment , termo em inglês que significa a queda do chefe do executivo pela cassação.
Portanto uma coisa não justifica a outra. O nosso Lula deveria parar com essa conversa de defender um novo mandato para o Chávez, pois com a história que tem de defensor da nossa democracia, está pegando até mal ,além de estar cometendo gafes que um chefe de estado não pode cometer.
O dia que o nosso sistema de governo for parlamentarista, coisa que eu defendo,(é só ver no meu 1º artigo deste blog, onde digo que fiz campanha pelo parlamentarismo) o nosso governante, seja ele quem for, vai poder sonhar em ficar o maior tempo possível, que não estará dando nenhum golpe.

Só vendo pra crer

Dois institutos de pesquisa da Venezuela apontam para a vitória do não ,às reformas constitucionais do Presidente Hugo Chávez.
As viradas de jogo costumam aumentar mais ainda o poder político de quem vence. Não me parece normal em um país que fecha uma rede de tv porque diverge do Presidente, esse mesmo não saber o que se passa nos bastidores de um plebiscito com essa dimensão.
Me parece que o jogo de cena já está armado pelo "projeto de ditador".
Tomara que eu queime a língua. Só vendo pra crer.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O que fizeram com a PREVINI 1 !!

Tenho sido informado ,inclusive pelo Jornal Hora H de 15/11/2007, que o Prefeito Lindberg pegou o dinheiro da Previni (Previdência dos funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu) e fez uma troca com os royalties do petróleo que recebe.
Ou seja pegou um grande montante de dinheiro, que é do funcionário público municipal, e que garante o pagamento das aposentadorias e beneficios e em troca , deu uma mensalidade desses royalties que recebe. Se é que recebe pois na mesma matéria diz que Nova Iguaçu perdeu 70% desses recursos advindos da Petrobrás.
Já deu pra perceber o tamanho do rombo !
E agora como ficam os aposentados? E esses recursos que, provavelmente, jamais voltarão aos cofres da Previni.
Lembro-me de como foram felizes os momentos em que na nossa gestão de 97 a 2000, eu como Vice e o Nelson Bornier como Prefeito, criamos a Previni numa condição de total melhora da vida daqueles que sempre deram de sí pela cidade, que são os funcionários da Prefeitura. Para agora ver todo esse trabalho sendo jogado fora. É muito triste.
Aos vereadores que ainda tem algum sentimento por essa cidade:é hora de cobrar as responsabilidades por esses atos ,pois é isso que o povo espera.

É melhor ficar quieto

Quando eu vejo o nosso Presidente, numa entrevista de televisão, defendendo o nosso vizinho e "projeto de ditador" da Venezuela, o Hugo Chávez, é que eu percebo como a "minhoca" está passeando na cabeça do Lula.
Dizer que o governo do Chávez é democrático é desafiar a inteligência de quem viu a entrevista.
Quando não se tem o que dizer, é melhor ficar quieto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cabuçú-Barra

Show de bola essa linha de ônibus integrada Cabuçú - Barra da Tijuca.
Além da economia de r$ 0,60/dia, que se multiplicados por 22 dias úteis, dá uma economia mensal de R$ 13,20 para o usuário, vai haver também um conforto maior na oferta de ônibus, beneficiando 50.000 pessoas.
Isso, para a economia local é excelente, produz um giro financeiro mensal, de R$ 660.000,00 a mais, que multiplicado por 12 meses acumulará no ano R$ 7.920.000,00 que serão injetados e movimentados dentro da economia do bairro e do município.
Belo trabalho do Deputado Nelson Bornier e do Governador Sérgio Cabral.
Essa política do bom entendimento é que traz frutos e progresso para Nova Iguaçu ,como foi num passado recente com a construção da Via Light.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O senhor é um fanfarrão!

Alguém tem que enviar uma copia do filme Tropa de Elite ao Rei de Espanha Juan Carlos.
Se ele tivesse visto o filme antes da Reunião Ibero-Americana, ao invés de mandar o "projeto de ditador" sul americano ,o sr.Hugo Chávez, "calar a boca" , ele teria dito:
"Sr. Chávez o senhor é um fanfarrão!"

Seguindo a voz do povo

Faz muito bem o PTB, na figura de seu Presidente Roberto Jefferson, em convocar a executiva nacional para deliberar sobre a CPMF.
Depois da manobra do governo de retirar o senador Mozarildo (PTB-RR) da Comissão de Justiça do Senado , o PTB não tem mais nada a fazer, se não votar para derrubar essa proposta, que cá entre nós, só serve para o governo fazer cortesia com o dinheiro do povo, pois até agora não apresentou nenhum plano de contenção de gastos e cada vez cria mais ministérios como esse tal Ministério das Ações de Longo Prazo, que na realidade não se sabe para que serve, isso apenas para citar um exemplo (senão ficaria o dia inteiro escrevendo).
Além do que, esse imposto deixou totalmente de ter a sua finalidade principal respeitada, que era financiar o setor de saúde, que por sinal, vai de mal a pior.
O governo tem mais é que cortar gastos desnecessários e não aumentar tributos.
Peguei uma enquete no site Terra que em 95000 votos, 81,72% querem o fim desse tributo e apenas 4,82% acham que tem que ficar como está, e 13,46% acham que tem que haver redução.
Isso mostra o quanto esse tributo ofende aos brasileiros.
Acho que o PTB, sem constrangimento algum, pode seguir a voz do povo.

Oposição X Lulismo

Estou com o presidente do meu partido, o ex-Deputado Roberto Jefferson, quando diz que ao se aprovar a CPMF ,ninguém vai segurar o Lulismo.
É agora que a oposição tem que mostrar qual é o papel que ela quer fazer.

Ministérios do Lula 1

Interessante e curioso esse jogo de terminologias para designar os cargos de ministros do governo Lula.
O ministro Mangabeira Unger, por exemplo, é Ministro das Ações de Longo Prazo.
Supõe-se então que os outros ministros de estado não tenham esse caráter de gestão!
Tem que ter, até porque quando se nomeia alguém, tem-se que pensar que esse alguém irá levar o seu trabalho até o final do mandato do presidente.
Se o Lula fizer força mesmo, para uma reeleição ao 3º mandato, vai querer criar o Ministério das Relações Posteriores ao 3º mandato...
Seria mais simples, fácil e menos pernóstico se o Ministério do Unger se chamasse: Ministério do Planejamento Estratégico.(em que pese ser uma secretaria vinculada à Presidencia com status de ministério)
A verdade é que são muitos ministérios para abrigar a tanta gente, que faltam ideias e nomenclatura.

Agora não adianta reclamar

Fora Lindberg!
É o que dizem moradores do bairro Jardim Laranjeiras, às margens da Estrada de Madureira, em notícia veiculada pelo jornal Hora H.
A foto tirada com a faixa dizendo "Fora Lindberg!" e mais uma série de coisas que vem acontecendo no bairro, sendo segurada por uma grande quantidade de alunos que pelo uniforme parecem ser de escolas municipais ,ou seja , nem entre os estudantes que sempre foram fãs desse prefeito , ele é capaz de sensibiliza-los mais.
Eu já havia comentado no artigo de 10 de novembro com relação as obras do bairro Carmarí ,este mesmo problema. Obras que não acabam nunca, por incompetencia e principalmente por que não se pagam as empreiteiras, segundo informações que tenho tido.
E assim vai indo a nossa cidade. Agora não adianta reclamar.
Ano que vem está chegando.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Boa ideia Ministro

Boa ideia do Ministro da Saúde ,o Dr. José Gomes Temporão, de incluir no PAC da saúde ,proposta para se proibir em definitivo o fumo em locais fechados. Até o momento a lei reserva o direito de ter local para fumantes.
São com ações simples como essa que a população vai se educando e diminuindo os índices de mortalidade pelo fumo.
Parabéns Ministro.

Bêbado em fim de festa

Onde será que o Hugo Chávez quer chegar?
No princípio de seu mandato ,provocava todo o tempo o Presidente Bush. Passado isso como viu que ninguém "dava bola" para o que ele falava, agora provoca o presidente da Espanha, o Sr. Zapatero, falando mal de seu antecessor, o Sr. Aznar, como se pensasse que ia agradar o atual comandante do governo espanhol. Até que por fim tomou um "cala boca" do Rei da Espanha Juan Carlos muito bem dado.
É preciso dizer ao "projeto de ditador" da Venezuela que embora falem a mesma lingua, esses estadistas espanhóis estão lá pela força do povo e não pela força das armas.
O Chávez está parecendo bêbado em fim de festa. Daqui a pouco onde ele estiver, ninguém vai querer estar.

sábado, 10 de novembro de 2007

"Ovo no rabo da galinha"

Quando se faz uma obra de infra-estrututa urbana com saneamento, drenagem e asfalto,tem que antes de qualquer coisa, ter o dinheiro reservado para que a obra seja concluída no prazo estabelecido. Não se pode ficar esperando arrecadar para ir fazendo. Tem que estar reservado.
As obras do bairro Carmarí em Nova Iguaçu, tem sido noticia nos jornais locais, entre outras pela cidade que estão na mesma situação, e são mais um exemplo da falta de planejamento dessa Prefeitura que diga-se de passagem ,já esgotou a paciência dos moradores.
Não é feito o pagamento da empresa construtora, e ela pára e muitas vezes vai embora, e aí os moradores dessas ruas e bairros ficam estressados ,pois as casas enchem se chover e a rua fica cheia de lama.
A incompetência é a mãe desse governo. Não dá pra fazer política contando com o "ovo no rabo da galinha".

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Ninguém dá bola...

Há poucos dias estive lendo o blog do jornalista Almeida aqui de Nova Iguaçu, e ele denunciava que dos 30 carros do programa de combate a dengue, apenas dois estavam em funcionamento e dois estavam na manutenção, ou seja, 28 carros parados, e apenas 2 em uso.
Se colocarmos em percentuais ,não dá nem 10% de taxa de utilização do total de veículos .
Ano após ano, os municípios da baixada fluminense tem sido vitimados pela dengue. Então porque não houve um planejamento para que pudesse nesse momento já estarmos vendo todos esses carros ,bem como o pessoal do PEA-Programa de Erradicação do Aedes Aegipty-dando tudo para que nossa cidade fosse a campeã dos menores índices dessa doença?
Hoje soube pela imprensa da morte de um menino de 8 anos em Comendador Soares, vítima de dengue hemorrágica. Seria leviano de minha parte colocar culpas em quem quer que seja, fatalidades acontecem. Mas alguém tem que tomar as providências para que casos como esse não tornem a acontecer, e nisso a figura do Prefeito é fundamental.
Na verdade o que falta em Nova Iguaçu é uma gestão comprometida com a população ,não só naquilo que dá votos, mas também naquilo que é essencial para a vida humana. A manutenção desses veículos é coisa facil, e eu tenho certeza de que a culpa não é da chefia do PEA. Parece que estou vendo o chefe do PEA andando em todos os gabinetes, para tentar resolver o problema dos carros, e ninguém dá bola...
Eu já vi esse filme.

Enfim, uma boa notícia

Bom saber que o Brasil descobriu uma reserva de petróleo que corresponde a 50 % a mais do que o país tem hoje.
São números que nos colocam entre os grandes do petróleo no mundo inteiro.
Só espero que o petróleo brasileiro não seja administrado como o setor de aviação vem sendo.
É esperar pra ver.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Os "defensores"

Hoje saiu a noticia que dois policiais foram mortos covardemente em uma cabine da PM no Grajaú.
Em contra partida a polícia invadiu o morro do Andaraí ,onde se detectou de onde eram os bandidos, e já faz uma ação para pega-los.
O risco é de que, se a polícia for bem sucedida e conseguir pegar os assassinos ,os"defensores"? dos direitos humanos venham a temer pela vida deles.
E a história com certeza vai se repetir:Ninguém dos "defensores" vai ligar para os PMs que morreram. Vão é ficar preocupados com a vida dos assassinos.
Como eu gostaria de vê-los, os "defensores", na imprensa defendendo a polícia e a sociedade.

Bagunça generalizada

A bagunça e a trapalhada está instalada no governo Lula. Como já aconteceu em outras vezes, no caso do apagão aéreo que até agora não foi resolvido, no caso do mensalão, entre muitas outras trapalhadas.
Confesso que desde que começou essa crise, não quis falar nada,pois o assunto já vinha sendo debatido, só que agora já está sendo demais.
O presidente classifica de probleminha a crise do gás. A Petrobrás afirma que vai haver aumento de 25% no preço, e o Ministro interino das Minas e Energia desaconselha o uso do gás nos carros.
E o nosso presidente não está nem aí...,parece que eu já vi esse filme aqui pela Prefeitura de Nova Iguaçu, muita gente manda e ninguém se entende, e o caos é diário.
O Presidente tem que se ligar que isso não é brincadeirinha e nem greve irresponsável de sindicato querendo fazer política em época de eleição. Isso é coisa séria.
Milhares de pessoas investiram suas poupanças para montar oficinas de conversão de combustível. Outros converteram seus carros na expectativa de terem uma sobra no fim do mês para melhorarem suas condições de vida, principalmente os taxistas, pessoal de vendas, dentre outros profissionais. E o governo não é capaz de dar um alento a essa gente!
Já é hora de dar um basta, pois de bagunça já estamos cheios.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Nenhuma empresa lucra tanto...

Tenho lido nos jornais que o lucro dos bancos tem sido altíssimo.
O Bradesco cresceu 73% nos primeiros 9 meses do ano e hoje li no O Globo que o Itaú já superou o resultado do Bradesco.
Ninguém em sã consciência pode querer que uma empresa privada não dê lucro. Tem que dar. Mas no caso dos bancos ,alguma coisa está errada.Uma instituição que vive dos juros (na maioria das vezes altos) cobrados dos correntistas, dentre outras taxas ,insumos ,seguros e que nos dias de hoje ,emprega pouca mão de obra em razão da automatização , bem que poderia reduzir as suas altas taxas de juros.
Mas parece que querem ganhar cada vez mais, parece uma disputa entre os bancos. E o governo não aperta ,não exige, e o nosso presidente ainda diz que nunca na história desse país os bancos lucraram tanto...
Onde está a distribuição de renda? Que eu saiba, isso é concentração de renda.
O governo federal deveria cuidar melhor dessa questão ,exigindo melhores serviços e juros mais baixos, já que quem está pagando essa conta também somos nós.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Em momento algum

Acabei de ver na televisão ,entrevista com o presidente Lula e ele foi veemente em afirmar,dentre outras coisas, que é insensatez falar de 3º mandato agora.
Se eu fosse ele diria que em momento algum se deve falar...
É nos mínimos detalhes que se enxergam os defeitos.
Falar de 3º mandato agora, não,em momento algum.

Síndrome da série mórbida

Não sou supersticioso, mas quando acontece de haver muitos casos iguais, normalmente de desastres, dizem estar acontecendo a "síndrome da série mórbida".São acidentes, tragédias que nunca vem sozinhas.
Os acidentes aéreos de São Paulo nesta última semana, são um exemplo, entre tantos casos trágicos em que o dito popular costuma se expressar:o mal nunca vem sozinho, e faz pensarmos se realmente essas coisas acontecem. Embora eu não acredite.
Com a política aconteceu algo semelhante. Houve na América do Sul, uma seqüencia de governos democráticos . O que foi muito positivo.
Aí vem esse Hugo Chávez da Venezuela, que está se armando de um arsenal de guerra preocupante, depois o Evo Morales da Bolívia que vem impondo uma saia justa das piores da história brasileira no caso da Petrobrás e do gás ,e agora por último a tentativa de dar ao Lula um 3º mandato. A oportunidade de se quebrar esta "síndrome" é agora, rejeitando propostas como essa, não dando a menor chance, porque nesse caso, a decisão não é daquilo que não se conhece.
Essa decisão é nossa.

domingo, 4 de novembro de 2007

Tropa de Elite

Desde a divulgação do filme TROPA DE ELITE, as autoridades, especialistas, professores, políticos, dentre outros segmentos, estão debatendo muito mais sobre os problemas de nossa segurança pública do que em outras épocas.
A contribuição que esse tipo de filme pode dar é imensa. Temos visto isso diariamente na televisão.
A provocação ao debate, como também de denunciar o modo como é feito o trabalho do trafico -desde a receptação da droga até o consumidor final ,lá na ponta, que é na prática quem verdadeiramente financia todo esse complexo "sistema econômico"- esse filme tem trazido à tona tudo de bom que podemos extrair desse momento, para que se possa reduzir essa doença que atinge em cheio a população.
A exposição ao excesso de verdade ,que esta produção brasileira de alto nível passa para as pessoas, deixa-nos muitas vezes chocados ,porém cheios de esperança de que possamos ter melhores dias com relação aos índices de violência no Rio e Janeiro.
É preciso que essa chama do debate não acabe, para que não voltemos a nos acostumar com a banalização do crime.

sábado, 3 de novembro de 2007

Um mês de vida

Aos meus poucos leitores estou completando hoje um mês que coloquei meu blog na internet. E quero agradecer por isso.
Olhei hoje o número de visitas ao meu perfil e já passa de 160 visitas ,o que me deixa bastante satisfeito,uma vez que não tenho feito a menor publicidade, a não ser falar com os amigos para que dêem uma olhada.
Sempre tive vontade de escrever alguns artigos em jornal, não que eu tenha alguma veia jornalística, mas apenas para emitir opinião em algumas coisas que vejo ,ou leio e que me fazem refletir e querer expor meu pensamento.
O intuito é falar da política iguaçuana e falar também da política de uma forma geral, isso já me dá um enorme prazer.Espero mais leitores nos próximos meses.
Obrigado e um abraço a todos.

Do lado da Politica de Segurança

Diz o Jornal do Brasil que o Cardeal Arcebispo do Rio, criticou a política de segurança do Estado do Rio no caso do laudo das dezenove mortes no Complexo do Alemão, onde pode ter havido execução ,embora haja muitas controvérsias.
Esse risco todos nós corremos, mas prefiro enfrentar esse risco na mão da polícia do que na mão dos bandidos.
Hoje,dentre muitas outras e todos os dias, foi noticiado no jornal O Dia que um policial militar e um bombeiro morreram executados por bandidos em tentativas de assalto, um em Sulacap e o outro em São Gonçalo .Será que esses policiais e cidadãos também não merecem que tenham suas mortes solenizadas pelas entidades de defesa dos direitos humanos? Com certeza merecem, e essas famílias estão sofrendo muito enterrando seus parentes. Além disso o Estado perde essa mão de obra já treinada e capacitada para dar proteção à sociedade. O prejuízo é dobrado para todos: Estado e Sociedade. Estarei sempre do lado da polícia, apesar de entender essas posições religiosas.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Embargo armamentista

A Venezuela ,país vizinho ao nosso ,que tem como governante o Presidente Hugo Chávez, uma espécie de neo-nazista ,neo-ditador , neo-facista, poderia sofrer algumas sanções internacionais por não respeitar vários princípios da democracia, coisa que a sociedade venezuelana iria aplaudir muito e em silencio. Ainda mais agora que o parlamento de lá aprovou hoje um pacote de medidas que visam a perpetuar Chávez no poder.
Uma modalidade que deveria ser usada, seriam os embargos armamentistas. Simplesmente impedir a compra de armas de guerra ,através de acordos internacionais com o monitoramento da ONU.
Países que estivessem fora dos princípios democráticos ,não poderiam comprar armamento de guerra, como esse Presidente, preocupantemente, vem fazendo.
Acho que isso seria possível. Seria uma das soluções para que no futuro não possamos correr o risco de termos um neo- Hitler por estas bandas, pois o remédio para conte-lo seria muito mais amargo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Olhem o exemplo do vizinho

Descoberta pela repórter Andrezza Matais da Folha de São Paulo, emenda que propicia e abre caminho para o 3º mandato do Presidente Lula.
Feito de forma silenciosa sem alarde, o Presidente da Câmara como informa a jornalista foi quem desarquivou essa proposta de 2000 que estava adormecida.
Então façamos o seguinte raciocínio: Se a democracia defende a alternância no poder,porque ainda temos que discutir esse tipo de matéria ?Mandato de 4 anos com direito a reeleição, penso estar de bom tamanho,pois 4 anos sem direito a renovar o mandato também acho pouco. Isso já foi por demais discutido .
Contudo insistem os partidários do Presidente de se criar uma fórmula de dar mais um mandato a Lula.E ele ,o Lula ,tenta passar para as pessoas que não quer, que não sabe de nada, que isso não é democrático.Porém ele diz essas coisas através da imprensa.
Se ele tem tanta convicção assim ,por que não faz um pronunciamento oficial em cadeia de rádio e televisão? Ao contrário ,fica deixando as especulações tomarem conta para tentar uma cartada final, quando a sociedade não tiver mais instrumentos para reagir.
Ainda é capaz de dizer que foram os "companheiros "de partido ,e não ele ,que deixaram esse barco correr...
Vai dizer de novo que também não sabe de nada?
Nossa vizinha Venezuela já está está experimentando desse veneno.
Comecemos a reclamar desde já, sob risco de termos um novo Hugo Chávez por aqui.